Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos. As premiações de campanhas para a equipe comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor de faturamento, são bons exemplos.
Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva como o professor pode promover a motivação extrínseca em sala de aula. ... Em sala, estar motivado por recompensas ou metas externas, em um primeiro momento, pode levar o aluno a realizar as atividades escolares com maior afinco.
Contudo, a motivação é um fator indispensável para a efetivação do aprendizado. O foco dos alunos motivados são as razões extrínsecas a tarefa tais como evitar punições ou obter alguma recompensa não relacionada à tarefa em si. Eles não apreciam as tarefas acadêmicas e as evitam o quanto podem (BZUNECK, 2001).
Desse modo, esse tipo de comportamento é diretamente ligado às motivações pessoais de cada um. Por exemplo: quando dedicamos tempo para um hobby, quando realizamos uma atividade pelo simples fato de querer superar nosso próprio desempenho, a motivação é intrínseca.
1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.
Tem origem em factores internos ao indivíduo, relaciona-se com a forma de ser, com os seus interesses e gostos. Não há necessidade de recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse, algo de que se gosta ou faz parte da maneira de ser.
Sem motivação não há nem ensino e nem aprendizagem, pois o aluno que está motivado tem energia suficiente para novas aprendizagens se tornando o protagonista de sua aprendizagem e o professor motivado consegue envolver o aluno neste processo.
A motivação exerce um papel fundamental na aprendizagem e no desempenho em sala de aula. ... A motivação do aluno para os estudos é considerada um fator muito importante para o êxito escolar. Podemos definir motivação como uma força interior que estimula, dirige, mobiliza a pessoa para uma ação com entusiasmo.
Como é possível observar, para motivar alunos em sala de aula é necessário notar que as limitações e potencialidades ultrapassam uma pedagogia tradicional. Por isso, se disponha a acolhê-los com o uso do conhecimento pedagógico, mas também com bastante sensibilidade para perceber a essência dentro da vivência de cada um.
Porém, é possível usá-la a seu favor em sala de aula, ainda que alguns alunos estejam muito voltados a ela e um pouco dispersos. Um primeiro aspecto muito importante a ser pensado em relação a isso é perceber os meios tecnológicos como algo de interesse do estudante. Então, se interessa à maioria da turma, por que não unir o aprendizado a ela?
Ao usar os feedbacks como instrumento de motivação em sala de aula é preciso estar atento para ser claro e agir com delicadeza nas avaliações pedagógicas.
Promova o diálogo em sala de aula Como falado anteriormente, aproximar-se dos alunos é essencial para construção de um ambiente acolhedor. E assim, uma das formas para conseguir construir esse espaço é proporcionar momentos de diálogo, em que os estudantes possam se sentir à vontade para expor suas dúvidas, conquistas, erros e acertos.
Quais são as características diferenciais e exclusivas dos cordados?
Como saber o tempo de decomposição?
O que acontece se eu tomar uma cartela de diazepam?
Qual é o melhor carro para zona rural?
O que é falta eliminatória na prova de moto?
O que é a manutenção preventiva?
Quais os tipos de sociedade simples?
Como passar o cartão na máquina só com o número?
Quais são os sambas mais tocados?
Quem tem direito a pensão por morte esposa ou companheira?
Como responder um elogio para empresa?
Como lubrificar trilho de porta de correr?
Qual região brasileira apresenta maior taxa de urbanização?
Quais são as posições para exames?