Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos. As premiações de campanhas para a equipe comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor de faturamento, são bons exemplos.
Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva como o professor pode promover a motivação extrínseca em sala de aula. ... Em sala, estar motivado por recompensas ou metas externas, em um primeiro momento, pode levar o aluno a realizar as atividades escolares com maior afinco.
Contudo, a motivação é um fator indispensável para a efetivação do aprendizado. O foco dos alunos motivados são as razões extrínsecas a tarefa tais como evitar punições ou obter alguma recompensa não relacionada à tarefa em si. Eles não apreciam as tarefas acadêmicas e as evitam o quanto podem (BZUNECK, 2001).
Desse modo, esse tipo de comportamento é diretamente ligado às motivações pessoais de cada um. Por exemplo: quando dedicamos tempo para um hobby, quando realizamos uma atividade pelo simples fato de querer superar nosso próprio desempenho, a motivação é intrínseca.
1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.
Tem origem em factores internos ao indivíduo, relaciona-se com a forma de ser, com os seus interesses e gostos. Não há necessidade de recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse, algo de que se gosta ou faz parte da maneira de ser.
Sem motivação não há nem ensino e nem aprendizagem, pois o aluno que está motivado tem energia suficiente para novas aprendizagens se tornando o protagonista de sua aprendizagem e o professor motivado consegue envolver o aluno neste processo.
A motivação exerce um papel fundamental na aprendizagem e no desempenho em sala de aula. ... A motivação do aluno para os estudos é considerada um fator muito importante para o êxito escolar. Podemos definir motivação como uma força interior que estimula, dirige, mobiliza a pessoa para uma ação com entusiasmo.
Como é possível observar, para motivar alunos em sala de aula é necessário notar que as limitações e potencialidades ultrapassam uma pedagogia tradicional. Por isso, se disponha a acolhê-los com o uso do conhecimento pedagógico, mas também com bastante sensibilidade para perceber a essência dentro da vivência de cada um.
Porém, é possível usá-la a seu favor em sala de aula, ainda que alguns alunos estejam muito voltados a ela e um pouco dispersos. Um primeiro aspecto muito importante a ser pensado em relação a isso é perceber os meios tecnológicos como algo de interesse do estudante. Então, se interessa à maioria da turma, por que não unir o aprendizado a ela?
Ao usar os feedbacks como instrumento de motivação em sala de aula é preciso estar atento para ser claro e agir com delicadeza nas avaliações pedagógicas.
Promova o diálogo em sala de aula Como falado anteriormente, aproximar-se dos alunos é essencial para construção de um ambiente acolhedor. E assim, uma das formas para conseguir construir esse espaço é proporcionar momentos de diálogo, em que os estudantes possam se sentir à vontade para expor suas dúvidas, conquistas, erros e acertos.
O que é necessário para fazer um DECORE?
Como pegar o último item do array?
Foi aprovado auxílio de 1.200 para mãe chefe de família?
Quantos e quais são os mares do planeta Terra?
O que é a humanização na saúde?
Como uma pessoa pode ser exposta a radiações?
Quanto ganha um Magarefe em Portugal?
Quanto tempo demora para passar tontura?
Para que serve o diodo do alternador?
Quanto é o salário do governador do Rio Grande do Sul?
Para que serve a avaliação diagnóstica?
Quais são as dimensões da escola?
Quanto tempo dura a blindagem na unha?
Como citar Secretaria de Saúde do Estado?
Qual a melhor essência para ansiedade?