O que diz a Lei de Libras?

Pergunta de Inês Assunção de Guerreiro em 01-06-2022
(47 votos)

Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.

Para que serve a Lei de Libras?

A lei nº 10.436 – Lei de Libras, embora tenha sido publicada em 2002, começou a ser desenvolvida no ano de 1993, por meio de um projeto de lei. Nesse projeto, o grande intuito era conceder para a Língua Brasileira de Sinais o reconhecimento como língua oficial no Brasil.


O que a Lei 10.436 2002 Lei da Libras trouxe como conquista?

O Decreto nº 5.626/2005 veio regulamentar a Lei nº 10.436/2002 e trouxe mais uma conquista para a comunidade surda. Incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e em todos os cursos de licenciatura.

Quais as leis que tratam da Libras no Brasil do que elas tratam?

Tanto o Decreto 5.626/205 quanto a lei 10.436/2002, que tratam da Língua Brasileira de Sinais - Libras, utilizam como termo para tratamento de pessoas com perda de audição a palavra surda.

Quais são as leis dos surdos?

Os surdos eram agrupados em classes – consideradas especiais – que fugiam à razão da inclusão. Em 2005, com o decreto 5.626 regulamentou o artigo 18 da lei 10.098 e a lei 10.436, apresentando também os direitos aos surdos no campo educacional e em outras áreas como a saúde.

LEI 10.436/02 - LEI DA LIBRAS! | DANRLEY OLIVEIRA


35 curiosidades que você vai gostar

Quais os direitos do surdo previstos em Lei?

De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.

Qual a legislação que assegura a educação da pessoa surda?

24 do decreto nº 3.298/99 e a Lei nº 7.853/89 “a pessoa com deficiência têm direito à educação pública e gratuita e, preferencialmente, na rede regular de ensino, e, ainda, se for o caso, à educação adaptada às suas necessidades educacionais especiais.” (BRASIL, 1996).

Quais os 5 Parâmetros da Libras?

Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais.

Qual a língua que os surdos se comunicam?

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

O que mudou para a comunidade surda brasileira?

Uma conquista muito importante deu-se com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que determinou que a Libras deve ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira e que o poder público deve fornecer meio para o uso e difusão da Libras no Brasil.

O que o decreto nº 5.626 05 regulamenta a Lei nº 10.436 2002?

Decreto nº 5.626 / 2005. REGULAMENTA A LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, E O ART. ... REGULAMENTAÇÃO, DISPOSITIVOS, NORMAS, CURSO DE FORMAÇÃO, MAGISTÉRIO, FONOAUDIOLOGIA, LINGUAGEM, SURDO, MUDO.

Qual o 1 parágrafo da Lei de Libras?

Parágrafo único.

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Líbras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

O que diz o artigo 26 do decreto que regulamenta a Lei de Libras?

O Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras - Língua ...

Qual presidente assinou a Lei que regulamenta a Libras no Brasil?

Publicado em 03/08/2021 - 21:06 Por Agência Brasil - Brasília. O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça-feira (3), uma lei que define a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente.

Qual a importância da Lei de Libras para os surdos?

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

Qual a importância da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

Como os surdos conversam?

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas. Para conversar por meio das mãos é preciso conhecer os sinais.

Como os surdos se comunicam em outros países?

Tomando como exemplo alguns países lusófonos, vemos que utilizam diferentes línguas de sinais: no Brasil existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Angola existe a Língua Angolana de Sinais (LAS), em Moçambique existe a Língua Moçambicana de Sinais (LMS).

Como os surdos se comunicam fora do Brasil?

Apesar de ter algumas semelhanças com a Libras, existem diferenças entre elas. O mesmo ocorre com outros países onde se fala a Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. Por lá, os surdos se comunicam através da LAS (Língua Angolana de Sinais) e LMS (Língua Moçambicana de Sinais) respectivamente.

Quantas são as configurações de mão em libras?

A configuração de mãos compõe as diversas formas apresentadas para executar cada sinal ou expressão da LIBRAS. Em outras palavras, são os formatos que as mãos tomam durante a sinalização. ... é apenas um empréstimo linguístico) se oriunda das configurações de mãos, e não o oposto. A base da língua não são as letras.

Quais os sinais que possuem a mesma configuração de mão?

Os sinais APRENDER, SÁBADO, LARANJA e DESODORANTE-SPRAY têm a mesma configuração de mão e são realizados na testa, na boca e na axila, respectivamente. Exemplos de sinais que utilizam a mesma configuração de mão: sinal de "aprender", "sábado", "laranja" e "desodorante-spray".

Quantas configurações de mãos tem a Libras?

Configuração de Mão (CM)

As Configurações de Mãos são em maior número do que as letras do alfabeto manual. Sua quantidade é inexata. Atualmente, pesquisadores afirmam que a Libras tem entre 46 e 61 configurações de mãos.

Quais as instituições que regulam e orientam a educação do surdo?

O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, órgão do MEC, tem como missão a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o ...

Quais os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil?

Na perspectiva dos sujeitos entrevistados, os principais desafios para a formação educacional de pessoas surdas no Brasil são: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica; a formação docente; a inclusão social e laboral dos surdos e o despreparo ...

Qual a primeira legislação que trouxe ganhos para comunidade surda?

A primeira vitória dos surdos no Brasil aconteceu há 16 anos, com a Lei de Libras - Região - Diário de Canoas.



Outras questões

Qual a velocidade do movimento do Sistema Solar?

Quais os riscos da colectomia?

Como se calcula um vetor?

Quantas cores enxerga um gato?

Quanto o Brasil cresceu na pandemia?

Qual a competência para ação de cobrança?

O que é alma colérica?

Qual é o salário do Tom Brady?

O que colocar na contracapa?

Tem muita matemática no curso de Radiologia?

O que significa quando um homem olha nos olhos?

O que acontece quando faz depósito com envelope vazio?

Quais produtos para tratamento de piscina?

Como liberar porta 3000?

Quanto tempo antes da viagem tem que tirar o visto?

Como fazer o cadastro social do NIS pela internet?

Qual o tamanho de máquina de lavar para edredom?

Quanto o Nubank cobra por saque?

Qual melhor Tesouro Direto para reserva de emergência?

Quais as regras para ser padrinho de uma criança?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com