A Blitzkrieg ou Guerra-Relâmpago, foi uma estratégia militar que teve sua elaboração logo em seguida do fim da Primeira Guerra Mundial. A Alemanha estava cansada das guerras de trincheiras, onde seus soldados passavam dias na lama e sem proventos.
A blitzkrieg (guerra-relâmpago, em alemão) foi uma tática de guerra utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Foi considerada inovadora na fase inicial da guerra e contribuiu largamente para as vitórias conquistadas pelos alemães.
Alfred von Schlieffen e as tropas alemãs executoras de seu plano militar durante a Primeira Guerra.
Primeira fase: a blitzkrieg alemã (1939-1941)
Chamada de blitzkrieg (guerra relâmpago em português), essa estratégia consistia em realizar ataques maciços com a infantaria, artilharia, blindados e aviação contra um ponto focal do exército adversário, o Schwerpunkt.
O Blitzkrieg ou guerra-relâmpago é uma tática militar em nível operacional que consiste em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa. ... O arquiteto desta tática militar teria sido o general alemão Heinz Wilhelm Guderian.
17 curiosidades que você vai gostar
A estratégia da guerra-relâmpago era trocar grandes massas humanas com pouco treinamento, por efetivos bem treinados e equipados, que resolveriam as necessidades ou de defesa ou de ataque com eficiência e rapidez, usando tanques blindados, aviões e infantaria. ...
Foi a tática utilizada pelos russos contra a incursão napoleônica e hitlerista em seu território, que consistia basicamente em avançar para o interior do país, ao passo que se destruía tudo, de alimentos a acomodações, nas regiões abandonadas, de modo que se inutilizavam tais recursos para as tropas invasoras.
A Segunda Guerra Mundial na Europa Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu grande parte da Europa empregando uma nova tática denominada “Blitzkrieg” (guerra relâmpago).
O que é o Tratado de Versalhes:
A partir desse tratado, estabeleceu-se que a Alemanha era a única responsável pelo conflito e a ela caberia reparar os prejuízos da guerra. As condições do tratado foram duríssimas e consideradas humilhantes pela Alemanha.
Esse movimento nacionalista servia como suporte ideológico para o Império Alemão defender os seus interesses de expansão territorial no começo do século XX. O pangermanismo ainda se expressava nas questões econômicas, pois os alemães pretendiam colocar-se como a força econômica e militar hegemônica da Europa.
– Alemanha: Era o país mais bem-sucedido do continente, líder mundial em quase toda a esfera industrial, da produção farmacêutica à tecnologia de automóveis, além de pioneira social na promoção de seguros de saúde e pensões para idosos. Contudo, encontrava-se à beira de uma crise constitucional.
História Geral. As fases da Primeira Guerra Mundial foram divididas em três: a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918. A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX.
Principais características e acontecimentos:
Inicialmente, uma guerra em três frentes. Turquia entra na guerra em busca de ilhas no mediterrâneo contra a Rússia. Japão entra na Guerra objetivando colônias alemãs no Pacífico. Invasão da Bélgica pela Alemanha objetivando a França.
A situação caótica na Alemanha ocasionou uma revolução que derrubou a monarquia no país e instaurou uma república. Os novos governantes da Alemanha decidiram colocar fim na guerra e por isso foi assinado um armistício da Alemanha com a Tríplice Entente. Essa trégua foi assinada no dia 11 de novembro de 1918.
As tropas alemãs invadiram a Polônia em 1º de setembro de 1939, deflagrando a Segunda Guerra Mundial. Em resposta à agressão alemã, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha nazista.
No dia 1 de Setembro de 1939, as forças alemãs invadiram a Polónia, um acto que provocou o Reino Unido e a França a declararem guerra à Alemanha no dia 3 de Setembro, dando início à Segunda Guerra Mundial. A Luftwaffe começou a invasão com o bombardeamento da cidade polaca de Wieluń.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
O principal objetivo do Tratado de Versalhes foi imperialista. As nações que saíram vitoriosas da guerra visavam reorganizar as colônias e dividi-las entre os vencedores. Países como a Alemanha perderam o direito às colônias antes conquistadas e precisaram entregá-las a outros países, como é o caso da França.
O Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e estipulou os termos de paz entre Aliados e a Alemanha, após aquele conflito ter resultado em milhões de mortes.
Tropas americanas celebram a primeira rendição incondicional da Alemanha que entrou em vigor no dia 8 de maio de 1945. ... No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente aos Aliados em Reims, França, acabando assim com a Segunda Guerra Mundial e com o Terceiro Reich.
Sua intenção era dominar a Europa. Depois de desmembrar a então Tchecoslováquia, ordenou a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939. O Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha dois dias depois, cumprindo o acordo de defesa da Polônia.
Neste 22 de junho completam-se 80 anos do começo do fim para o regime nazista: a decisão de invadir a URSS. No dia em que Hitler ordenou que as tropas alemãs invadissem a URSS, na madrugada de 22 de junho de 1941, há 80 anos, perdeu a Segunda Guerra Mundial.
Uma expressão veste como luva as impiedosas mãos do mundo hoje: terra arrasada. Refere-se a períodos de guerra, quando, em retirada, tropas vencidas destroem tudo que possa servir aos inimigos que avançam.
Outra política de Stalin foi a de “terra arrasada”. Em pronunciamento aos cidadãos soviéticos, ele ordenou que todos deveriam resistir a qualquer custo e, em caso de derrota iminente, destruir todos os meios de subsistência que poderiam servir aos nazistas, como casas, armazéns, plantações, etc.
A tática da terra arrasada consistia nos russos abrirem caminho para os franceses avançarem, entretanto, tudo era destruído antes da chegada deles. O objetivo disso era não permitir que os franceses se apropriassem de nada. A tática deu certo, e o exército francês passou a sofrer com a falta de suprimentos.
Qual o papa que foi julgado depois de morto?
Quais as principais características morfológicas da apoptose?
Em que ano se passa Halo Combat Evolved?
Quando é proibido fazer retorno?
Como surgem os princípios jurídicos?
Quais as principais citocinas sintetizadas na resposta imunológica inata?
Quem paga os honorários periciais em caso de justiça gratuita?
Qual que é o menor peixe do mundo?
Quanto tempo a carne moída crua pode ficar na geladeira?
O que é nanotecnologia e quais as suas aplicações?
Como o trabalhador pode acessar o eSocial?
Quais são os recursos do processo trabalhista?