A descolonização é o processo de emancipação dos territórios coloniais em relação às metrópoles colonizadoras, conduzindo, em regra, à independência daqueles.
Nos espaços coloniais, a descolonização é um conceito que se traduz em sentidos mais amplos que a conquista da independência ou a transferência de poderes. A descolonização inclui a análise de lutas, de compromissos, de acordos e de resultados, o repensar dos aspectos fundamentais, de quem tem o poder e como o utiliza.
O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945.
Historicamente, a descolonização ocorre após um conflito entre os colonos e os colonizadores. No caso da Argélia, por exemplo, houve uma guerra de libertação, mas, em geral, há um golpe de estado onde os líderes da colônia tomam o poder da administração colonial.
O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
27 curiosidades que você vai gostar
Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A Conferência de Bandung foi uma reunião de 29 países asiáticos e africanos em Bandung (Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era ...
A independência do Congo ocorreu na década de 1960, passando por um golpe de Estado que perdurou por 32 anos. ... Em 1960, várias entidades nacionais se uniram à Organização das Nações Unidas (ONU) e pressionaram a Bélgica para declarar a liberdade do Congo, fato ocorrido no mesmo ano.
Dos fatores mais importantes de descolonização da Ásia e África, merecem destaque o declínio da Europa após a Primeira Guerra Mundial; a ascensão do nacionalismo afro-asiático e a emergência das superpotências: Estados Unidos e União Soviética.
Os três tipos de descolonização são: pacífico, como ocorreu na Índia; violento, como é o caso da Indochina e tardio, como ocorreu no território de Angola.
A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
No pós-Segunda Guerra Mundial, o processo de descolonização foi influenciado pelo fato de importantes nações colonialistas terem lutado em defesa das nações subjugadas ao totalitarismo.
Consequências de descolonização: Esquecimento da Africa pelo restante do mundo, devido ao capitalismo. Conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu. Miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.
Dizer Descolonização de Consciência significa afirmar o abandono da mentalidade colonial, principalmente no que se refere a determinado povo que foi um dia colonizado, a exemplo do Brasil.
O processo de descolonização após a Segunda Guerra Mundial foi marcado por lutas de independência, sobretudo na região asiática e africana. ... Na África, podemos citar os conflitos que ocorreram na África do Sul para obter a independência da Inglaterra. Após a guerra de independência o regime de apartheid foi instaurado.
Nesse processo, a criança acessa a história de onde veio, um conjunto de práticas e comportamentos que vão condicionar as grandes decisões de sua vida. Como vai se relacionar com outras pessoas, como e se vai estudar e trabalhar, e de que maneira vai imprimir sua marca no mundo.
O processo de descolonização é resultado, de um lado, do enfraquecimento dos países europeus e, de outro, das lutas pela independência travadas pelos povos colonizados. ... Esses fatores influenciaram o processo de descolonização, que mudou completamente a divisão geopolítica da África e da Ásia.
O fim da Segunda Guerra trouxe o declínio dos impérios coloniais europeus e o início da descolonização da África e da Ásia. Para ampliar suas áreas de influência, os EUA e a URSS apoiaram os movimentos de independência.
Após a II Guerra, ruem os antigos impérios coloniais e surgem novas nações na Ásia e na África. O processo de independência segue caminhos diversos: das guerras de libertação, estimuladas pelo Komintern, à resistência pacífica ou às gestões diplomáticas para obter a autonomia.
Em 1885, o domínio belga nessa região foi confirmado na chamada Conferência de Berlim, quando o rei Leopoldo II transformou o extenso território em sua propriedade pessoal. No ano de 1908, o território congolês voltou a ser controlado pelo governo, recebendo o nome de Congo Belga.
A violência e os reiterados confrontos armados em diversas províncias da República Democrática do Congo (RDC) estão causando níveis alarmantes de sofrimento humano. A população tem suportado um sofrimento enorme, incluindo deslocamentos, separação de famílias, saques, abusos, ferimentos e mortes violentas.
História. O Congo obteve a sua independência da França em 15 de agosto de 1960. Seu primeiro presidente foi Fulbert Raimundo, forçado a deixar o governo por uma revolta, em 1963. ... O ex-Congo francês consolida seu regime ligado ao marxismo-leninismo, tornando-se o primeiro país comunista da África.
A Conferência de Bandung foi um encontro que aconteceu na cidade homônima, localizada na Indonésia, em 1955. Ele reuniu líderes de 29 países da Ásia e da África com o objetivo de identificar os objetivos, fraquezas, pontos fortes e características do que hoje conhecemos como Terceiro Mundo.
Conferência de Bandung é o nome com o qual ficou conhecido historicamente o encontro ocorrido nesta cidade indonésia entre 18 e 24 de abril de 1955 e que reuniu os líderes de 29 estados asiáticos e africanos, responsáveis pelos destinos de 1 bilhão e 350 milhões de seres humanos.
Hoje na História: Termina a Conferência de Bandung
A conferência concluiu com a elaboração de dez princípios, entre os quais figuraram o respeito aos direitos do homem, a igualdade de todos os povos, o respeito à Carta das Nações Unidas em matéria de defesa e da solução dos conflitos de maneira pacífica.
Como calcular a taxa de juros ao mês?
O que é preciso para entrar na Broadway?
Como descobrir de onde é um número de telefone?
Como saber o caminho da pasta?
Como funciona o uso de dados móveis?
Como lavar tênis na máquina de lavar roupa?
Quando saí novo episódio de WandaVision?
Como funcionam 2 sondas utilizadas em PCR?
Quando são pagos os juros semestrais do Tesouro Direto?
Qual o mecanismo de ação da buspirona?
Como funciona a bolsa de valores em Nova York?
Qual tapete pode lavar na máquina?
Como trabalhar com o mercado digital?
Como ganhar dinheiro sendo motorista particular?
Quanto custa vender livros usados?
Qual a melhor forma de depilar pra quem tem pelos encravados?