A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, representou um marco na cultura brasileira. Tarsila do Amaral trouxe a público, em 1928, a obra o Abaporu, que passou a ser representativa do Manifesto Antropofágico. Esse manifesto: a) defendia a migração de europeus para diminuir a importância dos brasileiros.
Tarsila do Amaral (1886 - 1973)
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
De 1920 a 1922, estudou na Académie Julian, em Paris. Assim, não participou da Semana de Arte Moderna de 1922, já que estava na França quando o evento ocorreu. A pintora, portanto, teve uma formação acadêmica antes de aderir ao Modernismo.
Tarsila e o modernismo
Embora não tenha participado ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922, Tarsila tornou-se o grande nome das artes plásticas do modernismo nacional. Foi só a partir de seu encontro com os artistas modernistas que Tarsila desenvolveu, de fato, o estilo pelo qual ficou conhecida.
O cenário não era dos mais favoráveis, o quadro Operários foi pintado um pouco após a grande crise econômica de 1929, que abalou o mundo. No Brasil, reinava o período da Era Vargas e o quadro é um retrato da industrialização paulistana. Em termos pessoais, Tarsila perdeu parte do seu patrimônio financeiro.
32 curiosidades que você vai gostar
A expressão dos operários representados passa ao espectador a sensação de tristeza, indiferença e cansaço. Esses sentimentos representam as péssimas condições de trabalho às quais os migrantes estavam submetidos, assim como remetem à falta de perspectiva que predominava no contexto de opressão da Era Vargas.
A antropofagia, no sentido de absorver a cultura europeia, dominante na época, e transformá-la em algo nacional, tudo isso foi sintetizado com Abaporu." "Um quadro com essa história foi ganhando importância e fama. E tudo colaborou para ele se tornar o quadro mais importante da arte brasileira", diz Tarsilinha.
Abaporu é a junção dos termos "aba", "por" e "ú", que querem dizer "homem que come". Os artistas, inspirados pela obra, resolveram então inovar no movimento do qual faziam parte: o Modernismo. Abaporu, então, inspirou o Manifesto Antropofágico publicado na Revista de Antropofagia, que circulou ainda em 1928.
Di Cavalcanti: símbolo do modernismo brasileiro
O artista foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna e uma referência importantíssima para todo o grupo modernista e, desde então, para a história das artes plásticas no Brasil.
Mário de Andrade é um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. O escritor ajudou a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922 e esteve ao lado de grandes personalidades do modernismo, como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.
Características das suas obras de Tarsila do Amaral
Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas); Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
10 artistas que fizeram a Semana de Arte ModernaAnita Malfatti (1889-1964) Compartilhar. ... Mário de Andrade (1893-1945) Compartilhar. ... Oswald de Andrade (1890-1954)Graça Aranha (1868-1931)Victor Brecheret (1894-1955) Compartilhar. ... Plínio Salgado (1895-1975)Menotti Del Picchia (1892-1988)Guilherme de Almeida (1890-1969)
Pintou suas obras mais importantes, dentre elas Abaporu e Operários, entre os anos 20 e 30. Nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, Tarsila defendia a estética brasileira, mesmo que os artistas tivessem aprendido bastante com a arte europeia.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Sua estética sensual buscava, acima de tudo, a construção de uma identidade nacional. Além disso, Cavalcanti se contrapunha abertamente ao academicismo e ao abstracionismo. Dentre as grandes obras deste artista, destacam-se: Pierrete (1922)
Di Cavalcanti, como é mais conhecido Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, foi um importante pintor brasileiro, marcado como o idealizador da Semana de Arte Moderna de 1922. Foi um dos grandes expoentes do modernismo no Brasil e influenciado por pintores como Pablo Picasso.
Para Di Cavalcante, a semana de arte: Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista. Foi assim que durante três dias (13, 15 e 17 de fevereiro) essa manifestação artística, política e cultural reuniu jovens artistas irreverentes e contestadores.
Se foi complexo tirar o Abaporu do Brasil, também foi difícil permitir seu ingresso na Argentina. O governo do país vizinho decidiu taxar em 10% o valor das obras adquiridas. Enquanto Costantini lutava na Justiça local para diminuir o imposto, os quadros de Tarsila e Frida ficaram exilados no Uruguai.
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário.
É a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, com valor estimado de US$ 40 milhões, sendo comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini por US$ 2,5 milhões, em 1995, em um leilão realizado na Christies.
Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade. No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras "aba" e "poru" - "homem que come". Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.
Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago".
Quantos anos susana werner tem?
O que são bacterioses brainly?
Como fazer drive compartilhado?
O que realismo e naturalismo tem em comum?
Como que escreve a palavra enchermos?
O que é policultura de subsistência?
Quando é a melhor da poda das cítricas?
Pode comer couve quem tem ácido úrico?
Como mudar do modo Survival para o criativo Minecraft?
Quais os principais líderes jacobinos?
Para que serve uma faca de trinchar?