desenvolvimento técnico de produção da energia elétrica; invenção da lâmpada incandescente; surgimento e avanço dos meios de transporte (ampliação das ferrovias seguida das invenções do automóvel e do avião; invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
Alguns dos principais acontecimentos desse período foram a surgimento de novos setores da indústria, assim como sua expansão, o uso de novas fontes de energia, o desenvolvimento tecnológico (telégrafo, telefone, lâmpada elétrica e outros) e a revolução dos transportes (invenção do automóvel e avião, por exemplo).
História Geral. A Segunda Revolução Industrial foi a continuação do processo de revolução na indústria, por meio da melhoria de técnicas, da criação de máquinas e de novos meios de produção. A Segunda Revolução Industrial representou o aumento de indústrias e a inserção de novos meios de produção.
Inovações tecnológicasFabricação do aço, que era usado em substituição ao ferro;Uso de fibras e sintéticos em substituição a matérias-primas naturais para a produção de tecidos;Utilização de máquinas e fertilizantes químicos, na agricultura;Construção de ferrovias;Invenção de navios a vapor;
A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
45 curiosidades que você vai gostar
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao plane- jamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupa- ção com o ambiente externo às empresas.
Primeira Revolução Industrialuso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;invenção do telégrafo;aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;ampliação da indústria siderúrgica.Segunda Revolução Industrial.
As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram:a utilização do carvão como fonte de energia;o consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva;desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.
Nessa fase da Revolução Industrial, foram criadas também:Telefonia móvel.Foguete de longo alcance.Utilização da energia atômica.Desenvolvimento da biotecnologia.Criação de robôs usados nas indústrias.
A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, foi marcada principalmente pelo advento da máquina à vapor na indústria têxtil e locomotiva, nesse período a produção deixou de ser artesanal e passou a ser manufaturada e a produção passou a ser em larga escala.
Principais invenções da Segunda Revolução Industrial
A ampliação das ferrovias e a invenção do avião e do automóvel; O surgimento dos meios de comunicação, como telefone, televisão, cinema; O surgimento de antibióticos e vacinas, além da ampliação dos conhecimentos sobre doenças e novas técnicas de cirurgia.
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
A importância da Indústria para o Brasil
Os dados mais recentes disponíveis indicam também que o setor industrial representa 20,5% do PIB, 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e 32,9% da arrecadação de tributos federais (exceto receitas previdenciárias).
Aspectos positivos da Revolução Industrialtransformação da sociedade rural em industrial;desenvolvimento do sistema fabril;utilização de novas energias;mecanização da agricultura e da indústria;desenvolvimento das comunicações;novos meios de transporte;avanços na medicina.
O principal resultado desses investimentos foi o surgimento de uma nova maquinaria, movida inicialmente a vapor, e a utilização de novas matérias-primas, principalmente carvão e o ferro.
TECNOLOGIAS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIALInternet das coisas.Cobots.Realidade aumentada e realidade virtual. Big data Impressão 3D e 4D.
Máquina a vapor
Essa foi a descoberta mais revolucionária na indústria 1.0 – ela foi usada na indústria de tecido, usinas de carvão mineral, industrialização de ferros, embarcações (navios a vapor), estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras e representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.
Entre 8.000 e 5.000 a.C., o homem inventou o arado, os processos de fundição de ferramentas, as jóias e o calendário solar - tudo com base no princípio da roda. Auxiliando um meio de transporte humano, a roda aparece pela primeira na história vez em torno de 3.500 a.C., na antiga Mesopotâmia (parte do atual Iraque).
A Revolução Industrial aconteceu graças à invenção dos motores. Seja movido a vapor ou carvão, em suas primeiras versões, o motor foi evoluindo até a versão atual, que usa derivados de petróleo como combustível.
Para tanto, partimos da análise de cinco inovações: a descoberta da eletricidade e seu uso doméstico, a invenção do telefone, as mudanças nos meios de transporte, a introdução da fotografia na vida comum e sua transformação para a criação da Sétima Arte.
8 inovações tecnológicas da indústriaInternet das Coisas (IoT) Uma das principais inovações tecnológicas adotadas pela indústria é a Internet das Coisas. ... Cloud Computing. ... Inteligência Artificial. ... Robotização. ... Equipamentos Autônomos. ... Blockchain. ... Business Intelligence. ... Análise Aumentada (Augmented Analytics)
A escola clássica da Administração teve a contribuição de Henry Ford, o criador da linha de produção móvel, que, com suas inovações de ordem administrativas, juntamente com Taylor e Fayol, contribuiu significativamente para o desenvolvimento das ferramentas administrativas nas organizações modernas.
Neste contexto, a Teoria Geral da Administração surgiu como fruto do estudos de filósofos, de práticas realizadas nas organizações eclesiásticas e militares e está dividida em sua abordagem clássica: Teoria Científica, Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia, e na sua abordagem moderna: ...
A Igreja Católica juntamente com a as organizações militares estabeleceram o princípio de direção enquanto função administrativa. A terceira grande influência na moderna administração deu-se através das organizações militares.
Como ordenar um dicionário Python?
Como usar a máquina de lavar roupa Consul 14kg?
Como limpar sofá de veludo a seco?
Como organizar um chá de panela drive thru?
Como ordenar em ordem decrescente Python?
Como ler QR Code no Moto E6 Plus?
Como organizar lista no Excel por data?
O que quer dizer pagamento efetivado?
Como se tornar uma pessoa rápida?
O que é administrador de TI no celular?
Qual deve ser a postura no LinkedIn?
O que é preciso para ser aprovado no Fies?
Como funciona a retirada em loja da Wish?
Quando se ama a própria companhia?
Como se tornar um perfilador criminal?
Como ser um diferencial nas vendas?
Como criar seu próprio ecossistema?
Como ser um anfitrião no zoom?