Um conflito armado marcado por graves crimes contra a humanidade, a guerra da Bósnia foi resultado de disputas étnicas e territoriais. A região dos Bálcãs, habitada por povos de diversas etnias e religiões, foi unificada em 1918 sob o reino dos eslovenos, croatas e sérvios, que incluía a região da Bósnia Herzegovina.
Nas áreas ocupadas, os sérvios da Bósnia fazem a chamada "limpeza étnica": expulsão dos não sérvios, massacre de civis, prisão da população de outras etnias e reutilização dos campos de concentração da II Guerra Mundial.
A Guerra da Bósnia foi uma consequência da fragmentação territorial da Iugoslávia e das rivalidades entre as diferentes etnias que formavam a Bósnia. A Guerra da Bósnia ocorreu de 19 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina.
Guerras. A Guerra da Bósnia resultou da fragmentação da Iugoslávia e foi o maior conflito na Europa após a Segunda Guerra Mundial.
O colapso da União Soviética e do bloco socialista em 1991 acabou sendo o fator definitivo que causou a fragmentação da Iugoslávia e a consolidação das hostilidades, pois a autoridade centralizada em Moscou atuava para conter movimentos de independência e os conflitos entre as diferentes etnias.
Não houve reconhecimento internacional e assim tropas iugoslavas são enviadas à região. Imediatamente, começaram os primeiros confrontos entre sérvios e croatas pela hegemonia da região. Os custos da guerra foram altos. Cerca de 20 mil pessoas morreram no conflito e cerca de 400 mil ficam desabrigadas.
Bósnia sofreu 1ª limpeza étnica na Europa após Segunda Guerra Mundial. ... Segundo o Centro de Pesquisa e Documentação de Sarajevo, 98 mil pessoas morreram no conflito bósnio entre 19, e dessas vítimas 55% eram muçulmanas, 35% sérvias e o restante croata e de outros grupos étnicos.
Ela consiste na remoção das etnias minoritárias de uma área ou território com o objetivo de torná-la etnicamente homogênea, eliminando a diversidade e promovendo a superioridade de um determinado grupo étnico dominante. ...
A Iugoslávia foi formada após a Primeira Guerra Mundial como o que era comumente chamado na época um "estado de Versalhes". Após a derrota das Potências Centrais na Primeira Guerra Mundial, foi formado em 1918, o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
31 de março de 1991 – 12 de novembro de 1995
Guerra de Independência da Croácia/Períodos
A Bósnia e Herzegovina tinha uma posição para lá de complicada: um país entre as duas potências, sem um grupo maioritário em sua população. Entretanto, ao invés de se declararem simplesmente “bósnios”, nas eleições em 1990, 80% da população decidiu dividir os partidos nacionais entre bosníacos (os muçulmanos bósnios), sérvios e croatas.
“Eu vivi até os cinco anos numa cidade sitiada. Duas vezes, uma granada caiu a poucos metros de mim”, contou Haris, guia do tour sobre a guerra na capital da Bósnia. Hoje, no chão da cidade, as marcas de de bombas, pintadas de vermelho, são conhecidas como “Rosas de Sarajevo”.
Os sérvios da Bósnia eram representados por Radovan Karadzic, que defendia uma postura agressiva contra a população bosníaca e ameaçava iniciar guerra caso a Bósnia declarasse sua independência. Nos meses finais de 1991 e meses iniciais de 1992, tropas sérvias foram deslocadas para os arredores de Sarajevo, cercando totalmente a cidade.
Muitos dos responsáveis pelos crimes de guerra realizados na Bósnia foram julgados em tribunais internacionais, e muitos foram condenados por genocídios e outros crimes de guerra. Karadzic, por exemplo, foi condenado a 40 anos de prisão. |1| SILVA, Gustavo.
Quais alimentos posso congelar a marmita?
O que é mais quente o sol ou a Lua?
Como aumentar as margens do Excel?
Como fazer vetorização de imagens?
Como saber se uma pessoa tímida está afim de você?
Como é feita a fluidoterapia em cães?
Como alegar incompetência absoluta?
O que fazer com o resto do banho de ervas?
Como identificar a madeira garapeira?
Qual a quantidade de ar que respiramos?
Quais carteirinhas de estudante são aceitas no Rock in Rio?
Qual o artigo da agressão verbal?