Esse aquecimento é provocado pelo efeito estufa, fenômeno descrito pela primeira vez em 1859, pelo cientista irlandês John Tyndall. Ainda que o efeito estufa seja natural, ele é intensificado pelo aumento das emissões antrópicas de GEE (gases do efeito estufa) decorrentes de intervenções humanas.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.
A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.
Causas do efeito estufa. Esse mecanismo atmosférico funciona graças aos gases que retêm o calor na superfície terrestre. Devido a essa camada gasosa, no momento em que os raios solares atingem a terra, 50% deles ficam retidos na atmosfera. O restante da luz solar atinge o planeta, aquecendo-o e irradiando calor.
25 curiosidades que você vai gostar
O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos.
O aumento da temperatura da Terra tende a provocar o aumento do nível dos oceanos porque o calor irá provocar a expansão térmica das moléculas de água. Com o aumento do nível do mar, as zonas costeiras, cidades situadas abaixo do nível do mar e algumas ilhas vão ficar debaixo d água.
O aquecimento terrestre, por meio do sol, é fundamental para a vida humana. Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol.
Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).
No fenômeno chamado de "efeito estufa", os gases presentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, o vapor de água, e o metano fazem o papel do vidro. Eles permitem que a radiação do Sol penetre na Terra, mas evitam que parte do calor saia.
Sobre as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que: a) O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias espécies tanto da fauna quanto da flora.
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o principal e mais alarmante efeito possível do aquecimento global no Brasil é a redução da Floresta Amazônica, que poderá perder entre 30% e 50% de seu território durante o século XXI.
Quando o aquecimento global passou a ser uma preocupação? ... Uso de combustíveis fósseis. ... Queimadas. ... Desmatamento. ... Agricultura e pecuária. ... Lixo. ... Monóxido de Carbono (CO) ... Dióxido de Carbono (CO2)
Os poluentes do ar se acumulam na atmosfera, formando uma capa cada vez mais grossa, que segura o calor do sol, causando o aquecimento do planeta. Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global: a) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera. ... Sobre o aquecimento global e os gases causadores do efeito estufa, é INCORRETO afirmar que: a) O CO2 é um gás que causa efeito estufa retendo parte da radiação solar refletida pela superfície do planeta Terra.
Alternativa Correta A – Como consequência das alterações climáticas que provocam o aquecimento global, ocorre a elevação da temperatura que promove o derretimento das calotas glaciais; maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, em razão das mudanças climáticas que proporcionam esses fenômenos; ...
Além de estar em maior porcentagem, a concentração do gás carbônico vem aumentando rapidamente nas últimas décadas. A Tabela 1 mostra que nem todos os gases de efeito estufa absorvem igualmente o calor.
Esses gases chegam à atmosfera e formam uma camada impedindo que grande parte do calor que está dentro da Terra saia. O que ocorre é um aumento na temperatura da superfície terrestre, o chamado aquecimento global.
Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso. O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.
Causas do Aquecimento Global
Com isso, a emissão dos chamados gases-estufa seria o principal problema em questão. Os gases-estufa mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano. Além desses, citam-se o óxido nitroso, o hexafluoreto de enxofre, o CFC (clorofluorcarboneto) e os PFC (perfluorcarbonetos).
O Brasil é o 4º maior responsável do mundo pelo aquecimento global, com 5% do total de emissões de carbono desde a metade do século 19. Dado é de estudo da Carbon Brief divulgado nesta 3ª feira (5. out. 2021), que analisou dados de emissão de carbono de 1850 a 2021.
Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes. Essa capacidade de captar e reciclar a energia emitida pela superfície do planeta é chamada de efeito estufa.
CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...
Os Gases de Efeito Estufa (GEE) mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Em qual lugar do corpo fica o nervo ciático?
Como imprimir pedidos do WhatsApp para impressora?
Como se tornar uma embaixadora?
Quais são os benefícios de ter a carteirinha do Sesc?
Quanto tempo devo usar meia após cirurgia de varizes?
Como o surdo aprende matemática?
Quais as vantagens do debêntures?
O que seria uma declaração de frequência?
O que aconteceu com a mãe de Luiz Gama?
Quais são os exemplos de ácidos nucleicos?
O que fazer para a carne não grudar no grill?
Como travar uma linha no Word?
Para que serve o chá de talo de salsinha?