Primeira Fase – antes de 1950 Mesmo com a atividade logística apresentando um certo grau de ineficiência nessa fase, com o final da Segunda Guerra Mundial, algumas economias apresentaram crescimento, com ênfase para os EUA, devido à demanda reprimida e à prosperidade industrial.
Novaes propõe uma evolução da logística baseada em quatro fases que são as seguintes: atuação segmentada, integração rígida, integração flexível e integração estratégica.
São consideradas cinco fases distintas: o início; integração rígida; melhorias na cadeia de suprimentos; o desenvolvimento da logística; logística 4.0. No princípio da sociedade muitas atividades econômicas eram baseadas apenas para as necessidades de sobrevivência das populações locais.
As três primeiras fases da logística: atuação segmentada, integração rígida e integração flexível.
A revolução da logística na guerra
A revolução tinha quatro facetas: (1) a mobilização de exércitos de massa; (2) uma revolução na tecnologia de armas envolvendo um incremento fenomenal no poder de fogo; (3) uma revolução econômica que forneceu os meios para alimentar, armar e transportar exércitos de massa; e.
40 curiosidades que você vai gostar
A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".
Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, por exemplo, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. Essa visão da logística relacionada apenas com as questões táticas e estratégias militares acabou com o fim da Segunda Guerra Mundial.
A partir do momento que o homem passou a realizar a troca de excedentes da produção especializada, foram introduzidas três das mais importantes funções logísticas: estoque, armazenagem e transporte.
Dão continuidade às atividades primárias, fazem parte delas: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção da informação.
Logística e preservação de materiais: 5 fatores para levar em...Método de gestão de estoque. ... Condições ideais de armazenagem e transporte. ... Embalagem adequada. ... Manuseio correto. ... Escolha do modal de transporte também influencia na preservação de materiais.
As 9 principais áreas da LogísticaArmazenagem. ... Estoque. ... Manutenção de informação. ... Processamento de pedidos. ... Transporte. ... Supply chain management. ... Planejamento e demanda de estoque. ... Controller Logístico.
As etapas do processo de logística reversa Incentivo do usuário final. Uma das principais etapas do processo de logística reversa são os incentivos para que o público consumidor saiba descartar corretamente determinado tipo de produto. ... Rotas de entrega. ... Parcerias. ... Política de devolução. ... SAC.
Quarta fase: gerenciamento da cadeia de suprimentos
O Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) continua com o fluxo de materiais, de dinheiro e de informações, mas passa a ser visto pelas empresas de uma forma estratégica para um importante ganho de competitividade no mercado globalizado.
Veja a seguir os principais pilares para garantir êxito em logística:2.1 Planejar. Como sabemos, o processo logístico é composto por várias etapas, por isso, se algo dá errado em uma das etapas, todas as outras são prejudicadas. ... 2.2 Controlar o estoque. ... 2.3 Gerir o transporte.
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
As atividades logísticas se dividem em primárias e de apoio. As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.
Analisam o que será preciso levar, onde vão se encontrar, como chegarão ao local, entre outros aspectos. Todo este planejamento é logística. Ou seja, a logística envolve a gestão, o armazenamento e a distribuição de recursos para uma determinada atividade.
O que é Logística:
Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.
MAS QUANDO SURGIU A LOGÍSTICA? ... A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as empresas notaram o quanto era importante um setor de logística para facilitar os processos. Foi no pós-guerra que a demanda começou a crescer em ritmo acelerado e os clientes tornaram-se mais exigentes.
Primeiramente existe a suposição de que a Grécia Antiga é o local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático. ... A segunda suposição vem do verbo francês “loger”, que significa alojar ou acolher, e deu origem à palavra “logistique”.
Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e tarefas, que tinha uma rota, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e alimentos.
Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística para tramar guerras e prostituições. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. ... Com o passar dos tempos, foi tornando perceptível a logística do pós-venda.
O sistema logístico militar tem o objetivo de prever, prover e manter os meios em recursos humanos, recursos materiais e serviços, desempenhando todas as funções logísticas necessárias de acordo com a situação vigente, de paz, crise ou guerra (BRASIL, M.D., 2004).
O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.
Logística na idade média
A base do exército era a austeridade, disciplina, planejamento e organização. Eram conhecidos por separar o exército em várias frentes, todas acompanhadas de suprimentos carregados pelos cavalos e levavam inclusive rebanhos.
Quais são as importância dos arcos na arquitetura?
Quantos anos se aposenta um técnico em radiologia?
O que o excesso do uso de repelente pode causar?
O que diz o princípio da reversibilidade da luz de um exemplo que comprove?
Como fica a pensão alimentícia na guarda alternada?
Qual a glândula responsável pela secreção do hormônio?
Porque o Brasil é o país com mais cirurgia plástica?
Quais os 4 pontos principais da ética?
Qual a melhor forma de tributação da previdência privada?
Quais os instrumentos para recuperação de uma empresa?
Como deixar a pele do rosto mais firme caseiro?
Como cadastrar o PPI em débito automático?
Quais os países que fazem parte do Mercosul?
Quanto custa fretar um jatinho?