Qual exame mais confiável para sífilis?

Pergunta de Margarida Luísa Castro Pacheco em 02-06-2022
(48 votos)

Teste rápido em CTA (treponêmico) para a sífilis (não reagente) com 26 dias de exposição, é confiável.

Qual exame mais específico para sífilis?

O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame laboratorial que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a resposta ao tratamento para sífilis, também conhecida como lues, que é uma infecção sexualmente transmissível.


Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABS?

FTA-ABS ou VDRL

O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.

Qual a probabilidade do teste rápido de sífilis dar errado?

Converse com o seu médico. O VDRL 1/1, 1/2 e 1/4 com teste rápido negativo pode ser um falso positivo. Cuidado com o teste rápido realizado de forma errada. O seu caso precisa ser revisto.

O que pode causar um falso positivo para sífilis?

São causas comuns de falso positivo de VDRL: Síndrome do anticorpo fosfolípide, relacionada a trombose arterial e venosa. Hanseníase. Tuberculose.

Teste Rápido para o diagnóstico de Sífilis (Alere)


35 curiosidades que você vai gostar

O que é VDRL falso positivo?

O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.

Quando o VDRL dar falso positivo?

O VDRL pode ser falsamente positivo em 1 a 2% da população. Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.

Quem já teve sífilis aparece no teste rápido?

Pacientes já curados e sem qualquer evidência do causador do germe causador apresentam o exame do VDRL "positivo" ou em baixa diluição (termo médico). Portanto: uma vez positivo, SEMPRE será positivo.

Quem já teve sífilis pode fazer o teste rápido?

O teste para detectar sífilis e outras doenças transmissíveis pelo sangue serve como triagem para a doação de sangue. Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.

Quem teve sífilis pode fazer teste rápido?

Os testes rápidos para sífilis são considerados testes treponêmicos, pois envolvem a detecção de anticorpos antitreponêmicos específicos no sangue (1,2). Desta forma, em pacientes já tratadas para sífilis, estes testes permanecerão reagentes praticamente pelo resto da vida, o que limita seu uso nestas condições (2).

Para que serve o exame de sangue FTA ABS?

A sorologia treponêmica (FTA-abs, TPHA, imunofluorescência) corresponde a testes específicos, úteis para confirmação diagnóstica. A sensibilidade dos testes treponêmicos na sífilis adquirida é de 84% na fase primária, de 100% nas fases secundária e latente, e de aproxmadamente 96% na sífilis terciária.

Qual a finalidade do exame FTA ABS?

O FTA-ABS, e outros testes como o TPHA e ELISA, são testes treponêmicos, específicos e qualitativos para a detecção do antígeno característico do Treponema pallidum.

Para que serve o teste de FTA ABS?

O exame FTA-ABS IgG serve para a identificação um pouco mais tardiamente, mas ainda na fase aguda da sífilis.

Qual o exame para detectar sífilis?

VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.

O que é o IgG e o IgM?

As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus?

O que é FTA-ABs IgM reagente?

Infecção com Treponema pallidum, doenças associadas: várias formas de sífilis. O diagnóstico da Sífilis é baseado nos achados clínicos de acordo com o estágio da doença, na detecção microscópica do agente infeccioso (campo escuro) e detecção sorológica de anticorpos anti-Treponema pallidum.

Como saber se me curei da sífilis?

Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do líquor. A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do líquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.

Quanto tempo a sífilis fica no sangue?

O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."

Como saber quem passou sífilis?

Olá. Não é possível saber quem transmitiu a sífilis para o outro somente pelo valor do VDRL. O importante é que a sífilis é uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.

Como saber se a sífilis é recente?

Interpretação dos resultadosVDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico.VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis.VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária.

Quanto tempo sífilis aparece no exame?

O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.

Como negativar a sífilis?

Após o tratamento de Sífilis o exame de sangue de VDRL pode negativar ou permanecer positivo em nível baixo menor que 1/8 (1l4 - 1/2) por algum tempo ou mesmo prolongadamente como cicatriz soro lógica não significando que você está doente. Converse com seu médico.

O que pode alterar VDRL?

Interferentes como HIV, doenças auto-imunes (como lúpus e síndrome de Crohn) e infecções por mycoplasma podem causar um resultado positivo de VDRL em pessoas que não tem sífilis. O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS.

O que significa falso positivo no exame de sangue?

O resultado é considerado falso positivo quando o teste se mostra positivo, porém o paciente não tem a doença.

Quais as doenças que o exame VDRL detecta?

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.



Outras questões

O que é Pen mouse?

Como se explicam os movimentos aparentemente diários das estrelas?

Para que serve a carta coringa no Coin Master?

Como deve ser feito o toque no levantamento?

Porque não temos dobramentos modernos no Brasil?

Pode usar pantacourt com tênis?

Qual a melhor forma de estudar programação?

Como explicar o rápido crescimento econômico da China?

Como é desigualdade social no Brasil Brainly?

Como chama Bolsa de xixi?

Como se explica o processo de ruralização da sociedade europeia na fase final do Império Romano *?

Como se explica que mesmo com muito baixa densidade demográfica?

Como se explica o uso do verbo chover?

O que é candidíase em aves?

O que pode causar a pelagra?

Como saber se o colo do útero está mole?

Quando quebra o osso da face?

Como ativar um relé?

Quanto tempo leva para ser contemplado em consórcio?

Como eu sei que meu gato está com gengivite?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com