A expressão correta é MEIO-DIA E MEIA, e não MEIO-DIA E MEIO, já que estamos nos referindo à décima segunda hora do dia mais meia hora.
Portanto, é uma palavra variável, que pode mudar em gênero e número. Exemplos: Ao meio-dia e meia, as crianças já estavam meio cansadas. Forma incorreta: Ao meio dia e meio, as crianças já estavam meio cansadas.
A expressão “meio-dia” não temos dúvida, uma vez que se refere a décima segunda hora do dia, isto é, “meio-dia”, literalmente. Agora, se o objetivo é deixar claro que é 12h30, ou seja, “meio-dia” mais meia hora, o certo é dizer “meio-dia e meia”, não “meio-dia e meio”.
O Wikcionário tem o verbete meio-dia. Meio-dia é o horário correspondente a doze horas, é baseado quando o Sol na linha do equador no equinócio do outono e da primavera está perpendicular, fazendo um ângulo reto com a tangente da linha do equador e a qualquer meridiano terrestre.
O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
Exemplo: 1:30 a.m. = uma e meia da manhã. 5:00 p.m. = cinco horas da tarde.
Ambas são corretas, mas designam coisas distintas. Quando nos referimos ao horário das 12 horas, devemos usar “meio-dia”.
A forma correta de escrita da palavra é meio-dia, com hífen, se nos quisermos referir à décima segunda hora do dia, que indica o fim exato da primeira metade do dia e o início da segunda metade do dia. Meio-dia é um substantivo comum masculino composto por justaposição das palavras: meio+dia.
Comprei três metros e meio de tecido (três metros mais meio metro). Andei duas léguas e meia para chegar até aqui. (duas léguas mais meia légua). Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.
Portanto, o segundo "meio" na verdade faz referência a e deve concordar com a palavra "hora", que está oculta na expressão, e é feminina. Em resumo: Meio dia e meia = meio dia (metade do dia) e meia hora (metade da hora) Meia noite e meia = meia noite (metade da noite) e meia hora (metade da hora)
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração. Comprei três metros e meio de tecido (três metros mais meio metro). Andei duas léguas e meia para chegar até aqui. (duas léguas mais meia légua).
No entanto, antes disso, referindo a uma unidade de hora ou menos, usa-se o verbo SER no singular, assim: “É meio dia, É uma hora.” Então, nada de dizer por aí “São meio dia ou São uma hora”! E se for assim: “meio dia e vinte minutos?”. Fácil!
Como se chama uma coisa tem um formato de orelha?
Como fazer o cartão do Magazine Luiza?
Como solicitar um cheque administrativo Itaú?
Quantos meses tem o calendário juliano?
Pode levar celular para o Enem?
Como é considerado o boxe praticado nas Olimpíadas?
Como funciona o Alelo pagamentos?
Como saber se meu cartão Nubank e débito?
Como funciona chip internet ilimitada?
Quanto tempo demora para se compensar cheque administrativo?
Como funciona chakra em Naruto?
Como funciona o Cartão BRB mobilidade?
Como trabalhar de freelancer para grandes empresas?
Como fazer uma apresentação de slides no celular?