Georg Simmel visava uma Sociologia pura, uma espécie de teoria formal da sociedade que ele procurou demonstrar como fenômenos grupais. Apesar da intenção formal, verifica-se que sua concepção está ricamente saturada da visão histórica, como na Filosofia do Dinheiro ou na Filosofia da Moda.
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). Dentro dessa perspectiva, o conceito de sociedade também muda, pois, na concepção corrente, uma sociedade é uma unidade que está limitada a um determinado território ou localidade.
Trata-se de tipos sociais por meio dos quais, como argumenta Simmel no caso do estrangeiro/estranho, “momentos que repelem e que distanciam configuram uma forma de estar junto e de unidade interativa” (Simmel 1992. 1992. Soziologie. Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung [1908].
A cultura objetiva consiste no domínio dos conteúdos culturais - costumes, moral, conhecimento, arte, religião, formas sociais, formas de expressão (Simmel, 1934, p. 13, tradução nossa) -, que constitui o próprio desenvolvimento da essência humana.
(SIMMEL, 2006, p. 64). Definida por Simmel como sendo a “forma lúdica da sociação”, a sociabilidade por sua vez é a forma pela qual os indivíduos constituem uma unidade no intuito de satisfazer seus interesses, onde forma e conteúdo são na experiência concreta processos indissociáveis (Simmel, 2006, p. 65).
40 curiosidades que você vai gostar
"Pode-se falar de sociabilidade desde que se encarem as relações desenvolvidas por indivíduos ou por grupos quando essas relações não se traduzem na formação de um grupo suscetível de funcionar como uma unidade de atividade" (Baechler).
O que é Socialidade:
Característica ou particularidade do que é sociável; sociabilidade. Instinto ou habilidade social.
Diz-se subjetiva a cultura quando nos referimos ao conjunto de valores, conhecimentos, crenças, aptidões, qualidades, numa palavra, de experiências presentes em cada indivíduo. Quando, todavia, falamos de cultura objetiva, estamos nos referindo a todo conjunto definido por Tylor como cultura, quando exteriorizado.
Além disso, a cultura objetiva não habita na matéria enquanto tal. Com isso, Simmel realça a importância da formação do espírito objetivo, que se constituiria como uma "categoria propriamente histórica da humanidade" (Ibid., p. 579), o que reafirma o seu caráter crucial para a diferenciação entre ser humano e animal.
Blasé (ou blasée, na sua forma feminina) é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente. Esta palavra é a forma verbal no particípio passado do verbo em francês blaser, que indica o ato de tornar insensível ou indiferente.
Georg Simmel - Paradoxo
Verá como o excesso de informação disponível faz com que a sociedade apenas observe parte do que é divulgado. Entenderá de que maneira a enorme variedade de produtos e de propaganda provoca variadas sensações na sociedade. E de que maneira isso estimula o consumo e a solidão.
A forma sociológica do estrangeiro significa que se trata de alguém que viaja, ou se libera de um ponto fixo ou definido do espaço e que, ao contrário do viajante, que chega hoje e volta amanhã, decide ficar.
Simmel foi um dos primeiros sociólogos a adotar uma perspectiva relacional do social - buscando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade -, o que lhe permitiu pensar a individualidade como um fenômeno, ligado às mudanças no padrão de relações sociais, que caracteriza a modernização da sociedade.
No que diz respeito à perspectiva sociológica, Simmel foi o fundador da chamada "sociologia formal" ou "sociologia das formas" e se diferenciou no campo do estudo dos fenômenos sociais em razão de seu interesse pela análise microssociológica, que se refere à investigação da sociedade, mas a partir das ações e reações ...
Simmel trabalhava com a ideia que a grande variedade de estímulos constantes que um cidadão transpassa em seu cotidiano, como atravessar a rua, olhar para o semáforo, ouvir o vendedor, olhar os carros e demais visualizações presentes nas grandes cidades, faz que os moradores dos grandes centros urbanos assumam uma ...
Simmel argumenta que as condições da vida nas cidades grandes são simultaneamente causa e efeito dessa exatidão calculista, cuja necessidade é criada pela agregação de um grande número de pessoas com interesses diferenciados, mas que devem integrar suas interações em um organismo altamente complexo o qual agrega todas ...
Atitude ou manifestação de prudência, de desconfiança ou de medo (ex.: mostrar reservas; tenho algumas reservas em relação ao assunto).
A atitude blasé seria o resultado dos estímulos que são impostos aos indivíduos devido às rápidas mudanças, mas também estaria ligada à intelectualidade metropolitana.
A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece.
São os princípios que guiam o Código Civil de 2002 a socialidade, eticidade e operabilidade. O princípio da socialidade diz respeito ao prevalecimento dos valores coletivos sobre os individuais. Já o princípio da eticidade trata do valor da pessoa humana como fonte para todos os demais valores.
A sociabilidade é conseqüência de outras dimensões humanas: corpo, conhecimento, liberdade, linguagem. A sociabilidade humana se expressa na criação de organismos e instituições (governos, parlamentos, tribunais, escolas, empresas...).
ExemplosSocialização primária: ocorre na infância a partir dos agentes socializadores da família e da escola, que proporcionam uma relação didática. ... Socialização secundária: na fase adulta, quando o sujeito tem sua personalidade relativamente formada e tem maior estabilidade comportamental.
O trabalho permanece sendo o componente fundamental e estruturante da sociabilidade humana (Marx, 2006), em que homens/mulheres transcendem sua forma meramente biológica e constituem também uma natureza social, tornando-se seres sociais. Assim, o trabalho funda a sociabilidade humana.
3 sinônimos de sociabilidade para 1 sentido da palavra sociabilidade: 1 afabilidade, civilidade, urbanidade.
Professor alemão, Georg Simmel nasceu na cosmopolita Berlim de 1858 e veio a falecer em 1918. Professor universitário admirado pelos seus alunos, sempre teve dificuldade em encontrar um lugar no seio da rígida academia do seu tempo.
O que é polissemia e exemplos?
O que as marcas de luxo têm em comum?
O que é flexibilidade Estática passiva?
Como fazer a verificação de disco?
Porque o plástico é um problema?
Qual o significado da expressão pobre coitado?
Quantos km por litro faz a Fazer 150 2021?
Como se escreve o número 1 1 bilhão?
Em qual sistema de governo em que o chefe de Estado não é o chefe de governo?
Como alterar a data de agendamento do visto americano?
O que significa sentir o corpo gelado?
Pode ter tido um Curto-circuito?
Porque minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?
Qual é o jogo mais pesado do mundo?
Qual o nome é em qual lobo cerebral está localizado o córtex motor?