Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
Esporo Bacteriano. A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão face a situações críticas para sua sobrevivência, ou seja, as condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano.
Pasteurização consiste no resfriamento rápido do material a fim de eliminar bactérias. A alternativa correta é a letra D. Foi usado conhecimento sobre microbiologia para resolução dessa questão. Para a eliminação microbiana dos endósporos o método mais comum a ser utilizado é o aquecimento.
Os endósporos bacterianos são estruturas das bactérias, cuja função é proporcionar resistência e garantir a sobrevivência do organismo em ambiente inadequado.
Os esporos bacterianos são cópias extremamente resistentes de material genético que as bactérias podem usar para sobreviver a condições adversas. Eles permitem que os organismos entrem em um estado dormente quando expostos a ambientes hostis.
Outros exemplos de bactérias produtoras de endósporos: - Bacillus anthracis (antraz ou carbúnculo). - Clostridium botulinum (bactéria causadora do botulismo).
Alguns exemplos de bactérias produtoras de esporos são o antraz ou carbúnculo (nome científico Bacillus anthracis ), o Clostridium botulinum, o Clostridium tetani (bactéria causadora do tétano) ,as bactérias presentes do solo do gênero Desulfotomaculum e as bactérias do gênero de bacilos anaeróbicos Sporolactobacillus.
Um dos métodos para a eliminação definitiva dos esporos é a auto-clavagem, a qual é empregada com frequência para utensílios hospitalares e laboratoriais. No caso dos alimentos, muitos conservantes químicos são utilizados pelas indústrias, tais como o ácido sórbico e o ácido benzoico.
Quando as condições de germinação são ideais, as células vegetativas se formam após a esporulação. Em contraste, os esporos de fungos são exosporos que podem se reproduzir quando são liberados para o meio ambiente. Esta é a diferença entre endosporos bacterianos e esporos fúngicos.
Como enxerga uma pessoa com enxaqueca?
Como fazer uma boa assinatura?
Qual a melhor lente para quem tem miopia e astigmatismo?
Como uma pessoa magra pode ganhar peso rápido?
Como engordar pessoas muito magras?
Quanto tempo dura a máscara 3M Aura?
O que a pessoa faz quando está em estado vegetativo?
Qual a melhor forma de consumir milho?
O que passar para eliminar berne no gado?
O que torna uma mulher admirável?
Quanto tempo usar minoxidil no cabelo?
É possível a decretação de falência de pessoa física?