O Estado tem o papel de manter o interesse geral, é ele o responsável por garantir as condições para que os indivíduos pleiteiem o direito a propriedade, a educação é tomado como instrumento para garantia da igualdade.
É a chamada soberania popular, ou seja, a vontade suprema seria a Vontade Geral dos cidadãos. Esse Estado garantiria a liberdade dos homens e a obediência, já que todos reconhecem as autoridades como legítimas e percebem que o propósito do Estado é garantir o bem comum.
A democracia como única forma de governo legítimo
Para Rousseau, a única maneira de conciliar liberdade e igualdade com um governo é através da democracia. A razão para isso é a seguinte. Um governo em que todas as pessoas governam há igualdade.
A resposta dada por Rousseau a tensão entre liberdades e autoridade segue a direção em considerar o povo como o verdadeiro soberano. Na sua visão, para que um governo consiga manter sua legitimidade é necessário que responda os anseios do povo (soberano).
Para Rousseau, o homem nasceria íntegro, biologicamente sadio e moralmente reto, mas a sociedade o corromperia, ou seja, o homem torna-se mau e injusto apenas depois, por um desequilíbrio de ordem social.
31 curiosidades que você vai gostar
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
Rousseau era a favor da ideia de formação da sociedade através do “contrato social”. Segundo ele, os homens eram livres e bons, até que se uniram para formar sociedades e assim foram corrompidos e aprisionados pela propriedade privada.
Rousseau foi um filósofo contratualista. A ideia de contrato social parte do pressuposto de que há um estado de natureza. O estado de natureza é um estado hipotético em que não há nenhum tipo de intervenção moral, política ou social. O fim do estado de natureza se dá com a formação de um contrato ou pacto social.
O pensamento político de Rousseau funda-se na idéia do contrato social que institui a vontade geral. Para Rousseau, quanto menos se relacionam a vontade geral e as vontades particulares (que, segundo ele, são equivalentes à lei e aos costumes, respectivamente) mais deverá aumentar o uso da força repressora.
Como saber qual é a sua fonte?
Como interpretar um exame de gasometria arterial?
Quanto tempo para o Morosil fazer efeito?
Como ler revistas digitais sem pagar?
Quais são as funções e ou tarefas da vigilância sanitária?
Como ler receita de crochê em inglês?
Para que serve o Google apresentações?
Quais livros estão em domínio público?
Qual o melhor horário para tomar metildopa?
Como se lê o número na representação decimal?
Como ler rótulos de alimentos industrializados?
Como funciona o empréstimo com cartão de crédito?
Como interpretar o que está escrito na Bíblia?
Como interpretar uma análise vertical e horizontal?