A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.
Contexto histórico do Modernismo
O Modernismo surgiu no período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a Segunda (1939 - 1945). A sua origem se situa, portanto, numa época atravessada por conflitos, revoluções e transformações sociais profundas.
Realizada entre os dias 13 e 17 de 1922 – daí vem um dos apelidos do marco histórico, também conhecido como a Semana de 22 –, a Semana de Arte Moderna ainda é objeto de estudo, reflexão e influência nos mais variados meios artísticos.
Na última quinta-feira, 17, a Semana de Arte Moderna de 1922 completou 100 anos. A série de eventos aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922.
20 curiosidades que você vai gostar
Apesar de ser conhecida como a Semana de Arte Moderna, o evento na realidade durou apenas três dias. O primeiro dia (13/02) foi dedicado à pintura e escultura. Nele, o escritor Graça Aranha (1868-1931) fez a abertura do evento com uma conferência chamada A Emoção Estética na Arte Moderna.
O modernismo é um estilo de época surgido no início do século XX, em um contexto de tensão política entre as grandes potências europeias, o que levou a duas guerras mundiais. Nesse período, ocorreram também descobertas e inovações tecnocientíficas que passaram a caracterizar a vida moderna.
Os principais fatos históricos que influenciaram fortemente o Modernismo foram:Primeira Guerra mundial;Nazismo;Fascismo;Segunda Guerra Mundial;Quebra da bolsa de Nova York em 1929;Política do café com leite;Governo de Getúlio Vargas.
Teve como características: interesse pela realidade brasileira, preferência por assuntos do cotidiano nacional e de caráter social, linguagem simples e coloquial.
O contexto social é aquele que depende diretamente dos elementos sociais, como classe social, as relações interpessoais, ambiente ou ainda o nível de instrução ou escolaridade de um determinado indivíduo para ser compreendido.
“O intento era renovar o ambiente artístico e cultural.” ... Foi essa improvável aliança entre jovens iconoclastas e seus poderosos mecenas que resultaria, cem anos atrás, no evento que entrou para a história como a Semana de Arte Moderna.
A Semana de Arte Moderna foi influenciada pelas tendências do Modernismo europeu e tinha como proposta renovar as artes a partir da perspectiva nacional. Alguns dos principais representantes e articuladores do evento foram: Mário de Andrade que, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti.
Seguindo a essência do movimento modernista na Europa, o Modernismo no Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade ...
Características do modernismo
Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira. Linguagem fragmentada, predileção pela síntese, uso de flashes cinematográficos.
Características da primeira geração modernistaNacionalismo crítico e ufanista;Valorização do cotidiano;Resgate das raízes culturais brasileiras;Críticas à realidade brasileira;Renovação da linguagem;Oposição ao parnasianismo e ao academicismo;Experimentações estéticas;Renovações artísticas;
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
Os principais movimentos da Arte Moderna foram: Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo e Abstracionismo.Fauvismo. Imagem: reprodução. ... Cubismo. Imagem: reprodução. ... Futurismo. Imagem: reprodução. ... Expressionismo. Imagem: reprodução. ... Dadaísmo. Imagem: reprodução. ... Surrealismo. ... Abstracionismo.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
O desejo pelo rompimento com os padrões estéticos formais e tradicionais é uma das caraterísticas mais fortes do modernismo. O artistas que faziam parte do movimento modernista fizeram uma quebra de padrões de movimentos antigos, como o simbolismo e o parnasianismo.
Modernismo ou Movimento Moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX, e seu objetivo era quebrar com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas.
Literatura. Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu artistas das mais diversas áreas no Theatro Municipal de São Paulo ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.
O Modernismo Brasileiro foi um movimento artístico que surgiu oficialmente na Semana de Arte Moderna de 1922, se estendendo até a segunda metade do século passado. ... A busca por uma expressão artística nacional e inovadora; Na literatura, a valorização do cotidiano, expresso em linguagem simples.
No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
A Semana de Arte Moderna foi um evento artístico e cultural que aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Esse movimento reuniu diversas apresentações de música, dança e poesia, além de palestras e da exposição de pinturas e esculturas.
O que significa atividade física?
Qual a função respectivamente das células de Sertoli e Leydig?
Qual é o prazo de entrega da Amazon?
O que oferecer a namorada no dia dos namorados?
Quantos dias vale a receita de controle especial?
Quantas horas tem um dia de trabalho?
Qual o salário da classe média?
O que é mais poluente diesel ou gasolina?
Qual parte do corpo absorve mais vitamina D?
Onde se encontra o elemento bário?
O que é o cosseno de um ângulo?
Qual é o agente causador da micose?
Quais são os anos do Ensino Fundamental?