POETA PÚBLICO Aclamado por muitos críticos como o maior poeta brasileiro, Drummond renovou e aprofundou as propostas iniciais do Modernismo. Aliou extrema sensibilidade, inteligência e humor, em composições caracterizadas quase sempre pelo verso livre e pelo uso de linguagem coloquial.
Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX....
Carlos Drummond de Andrade | |
---|---|
Movimento literário | Modernismo |
Magnum opus | A Rosa do Povo (1945) |
Assinatura |
Drummond faleceu no dia 17 de agosto de 1987, deixando uma obra literária com mais de 40 títulos, lançados no decorrer de 50 anos de profunda e total dedicação à poesia.
Desse modo, a obra drummondiana costuma ser dividida, didaticamente, em quatro fases: a fase gauche ou fase do “eu maior que o mundo” (1930-1940), na qual o humor e a ironia são características presentes, além do isolamento e do individualismo; a fase social ou fase do “eu menor que o mundo” (1940-1945), marcada por ...
Autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, Drummond apresenta uma poesia com liberdade formal e temática sociopolítica. No entanto, seus textos são marcados, principalmente, por temas do cotidiano, que, mesmo culturalmente localizados, assumem um caráter universal.
Escreveu poemas compostos por versos livres, além de obras caracterizadas pela temática do cotidiano e pela crítica sociopolítica....Suas obras possuem as seguintes características:
Sonhos esses que terminariam em 1919, quando Carlos Drummond de Andrade foi expulso por "insubordinação mental", após discutir com um professor. Foram apenas dois anos de Anchieta, período em que ele escreveu pelo menos dez crônicas.
- Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.
Biografia de Carlos Drummond de Andrade. Carlos Drummond de Andrade (1902–1987). Foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX. "No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho". Este é um trecho de uma das poesias de Drummond, que marcou o 2º Tempo do Modernismo no Brasil.
Drummond lecionou português e Geografia em Itabira, mas a vida no interior não lhe agradava. Voltou para Belo Horizonte e empregou-se como redator no Diário de Minas. Em 1928, Drummond publicou o poema No Meio do Caminho, na “Revista de Antropofagia” de São Paulo, provocando um escândalo, com a crítica da imprensa.
Botam agente comovido como o diabo. Também fazem parte do livro, os poemas: No Meio do Caminho, Cidadezinha Qualquer e Quadrilha. Em 1934, Drummond muda-se para o Rio de Janeiro e assume a chefia de gabinete do Ministério da Educação e Saúde, do ministro Gustavo Capanema.
Em 1934, o mineiro se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como chefe de gabinete do então ministro da educação, Gustavo Capanema. Segundo os biógrafos de Drummond, esse período foi essencial na vida do autor, pois fez com que ele observasse o governo de outra perspectiva e mudasse suas opiniões políticas.
Qual o significado de lustre e lustro?
O que significa a palavra acreditar se?
Para que serve o exame cardiotocografia anteparto?
O que significa a palavra refratou?
O que acontece quando se engole um chiclete?
O que significa a palavra nômades?
O que é assimetria informacional?
O que ocorreu a partir da década de 1970 com a revolução informacional?
A organela envolvida na silicose é?
De acordo com o texto por que tratamos mal as pessoas?