Por que usar máscaras faciais para proteção? A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas.
Sempre que precisar entrar em contato próximo (menos de um metro) de outras pessoas, deslocar-se ou permanecer em um espaço onde há maior circulação de pessoas, como mercados, farmácias e hospitais.
Lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool gel 70% antes de colocar a máscara
Seu uso deve ser individual, ou seja, ela não deve ser compartilhada
Ela deve cobrir o nariz e a boca, amarrada de forma a não ficar espaço entre a máscara e o rosto
Enquanto estiver usando, não toque na máscara (nem para ajustar) para não contaminá-la
Lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool gel 70% antes de remover a máscara
Remova a máscara pegando pelo laço ou elástico, evitando tocar na parte da frente
Deixe a máscara de molho em mistura de água com água sanitária (2 a 2,5%) por 30 minutos (10 ml de água sanitária para cada 500 ml de água)
Após o molho, enxágue a máscara em água corrente e lave-a com água e sabão
Após higienizar a máscara, lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool gel 70%
As máscaras só devem ser utilizadas quando estiverem secas
Para finalizar a esterilização, passe a máscara com ferro quente e guarde-a em saco plástico limpo
• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.
34 curiosidades que você vai gostar
O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
– coriza;
– tosse;
– dor de garganta;
– dificuldade para respirar.
Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo.
A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.
Minimizar o contato com os outros moradores da residência
Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
Higiene constante do ambiente e das mãos
Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa
A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.
Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual
De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.
O distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.
País contabiliza 564.890 óbitos e 20.213.388 casos de coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. O Brasil registrou 1.183 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta terça-feira (10) 564.890 óbitos desde o início da pandemia.
O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.
Não se sabe. Já existem alguns estudos preliminares sobre quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive na superfície - ele parece se comportar como outros coronavírus. Esses estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus que causa a COVID-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas. Isso pode variar sob diferentes condições, como o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.
Caso você suspeite que uma superfície pode estar contaminada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Higienize as mãos com álcool gel a 70% ou água e sabonete. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.
Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.
Celulares podem ser fonte de contaminação pelo tempo de manuseio e uso próximo ao rosto. A limpeza dos aparelhos em geral vem descrita em seu manual de usuário, porém existem produtos desinfetantes específicos por marca que podem ser utilizados. A utilização de desinfetantes comuns, álcool comum e similares não é indicada pois podem danificar o aparelho.
Mantendo o ambiente de trabalho sempre higienizado e desinfetado, principalmente superfícies e objetos que são tocados com frequência;
Incentivando que os funcionários lavem as mãos regularmente ou higienizem com álcool gel 70%;
Incentivando o uso e disponibilizando máscaras faciais, assim como lixeiras fechadas para o seu descarte;
Informando que todo funcionário que apresentar sintomas deve ficar em casa ou procurar atendimento médico.
Não há nada para ser feito neste momento, a não ser observação. O tempo de incubação de COVID-19 (ou seja, o tempo entre o contato e adoecer de fato) varia entre 2-14 dias. Durante esse período você deve observar o surgimento de febre, tosse seca, dores no corpo, coriza e outros sintomas gripais, bem como falta de ar. Porém a chance de contagio em um evento como esse é baixíssima.
A dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.
Qualquer remédio deve ser receitado por um médico. Não aconselhamos que os remédios usados com frequência sejam suspensos por conta própria. Sempre procure orientação médica se você achar que está com Covid-19.
País contabiliza 563.707 óbitos e 20.178.143 casos de coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. O Brasil registrou 237 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira (9) 563.707 óbitos desde o início da pandemia.
Gripe: febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Coriza, nariz entupido e diarreia também são comuns em crianças. Covid-19: febre alta, tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia. Em casos mais graves, pode surgir dificuldade para respirar.
Segundo a nota técnica 7/2020 da ANVISA, o indivíduo deverá manter o isolamento:
• Pacientes com quadro leve a moderado, não gravemente imunossuprimidos: por pelo menos dez dias desde o início dos sintomas + pelo menos 24 horas sem febre (sem uso de antitérmicos) + melhora dos sintomas.
• Pacientes com quadro grave/crítico OU gravemente imunossuprimidos: por pelo menos vinte dias desde o início dos sintomas + pelo menos 24 horas sem febre (sem uso de antitérmicos) + melhora dos sintomas.
O que acontece se comer duas bananas por dia?
Quando o bebê começa a entender o que falamos?
O que fazer com a planta mirra?
Qual a diferença entre borracha natural e borracha sintética?
Qual o melhor horário para tomar Prelone?
Qual a característica das soluções utilizadas no experimento de condutividade elétrica?
Quantos agachamentos por dia para engrossar as pernas?
Quantas calorias queimam 1000 abdominais?
Qual o conceito de receita pública?
Quanto ganha um iniciante no YouTube?
Como é o comportamento de uma pessoa com transtorno de personalidade?
Quando começa a contar o prazo da intimação pessoal?
Quais foram as facções judaicas rebeldes do cerco de Jerusalém?
O que faz um perito criminal veterinário?