Você conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.
Já falei antes sobre a Serra do Divisor. Abordo agora o PN a que pertence. Ele é uma reserva peculiar, situada na Amazônia, mas sujeita à influência dos Andes – no seu relevo e vegetação.
A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas. O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro.
No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, "hino" da Paraíba.
Enquanto o resto do Brasil dorme, os primeiros raios de sol aparecem por aqui. Isso acontece porque estamos no pedacinho mais oriental das Américas: a Ponta do Seixas, em João Pessoa.
33 curiosidades que você vai gostar
Fernando de Noronha é uma ilha magnífica que pertence ao estado de Pernambuco. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, é onde o sol nasce primeiro no Brasil. Fica no Oceano Atlântico, a 545 km a nordeste da capital pernambucana, Recife.
Afinal, o sol sempre nasce no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste, certo? Não, ERRADO! Ao contrário do que alguns livros didáticos ensinam, o sol nasce e se põe em pontos diferentes da faixa que fica, respectivamente, a leste e a oeste no horizonte (veja a figura).
Devido ao fato da Ponta do Seixas estar situada no ponto mais oriental da américas, há a tendência de achar que aquela posição (a longitude) garante o nascimento do sol em primeiro lugar.
O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.
Sair do trabalho, trocar de roupa e curtir o sol à beira-mar até as 19h40min: eis um privilégio dos veranistas e frequentadores do litoral sul gaúcho. As praias da região têm o dia mais longo e o pôr do sol mais tardio de toda a costa do Brasil.
-O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.
O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).
Você conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce antes de nascer em todos os outros lugares.
Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6.
O dia começa a clarear em torno de 04:20.
A cidade de João Pessoa é conhecida como o lugar onde o sol nasce primeiro e não por acaso. É na Ponta do Seixas que está localizado o ponto mais oriental do continente americano.
Ainda que possa ser perigosa, a presença de tubarões em Fernando de Noronha é completamente normal, em se tratando de uma região de rica biodiversidade.
A situação mudou em 1988, por meio do artigo 15 da Carga Magna do País: “Fica extinto o Território Federal de Fernando de Noronha, sendo sua área reincorporada ao Estado de Pernambuco”. Desde então, o local é um distrito estadual, e sua administração-geral, uma autarquia ligada ao gabinete do governador.
Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.
Todos os dias, a lua nasce no leste e se põe no oeste, assim como o sol e outras estrelas, e pelo mesmo motivo: enquanto a Terra está em rotação em seu eixo, ela puxa objetos celestiais, e depois os afasta novamente.
Isto é conhecido como um eclipse total do Sol (ou eclipse solar).
O senso comum nos diz que o Sol nasce exatamente a leste e se põe exatamente no oeste todos os dias. Diz ainda que observando o movimento do Sol é possível encontrar os quatro pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste.
Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite. ... Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite.
Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.
A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz).
Como encontrar sua própria voz?
Qual é o núcleo do sujeito dessa oração?
Como saber qual a medida do ângulo?
Como saber o número de prótons elétrons e nêutrons de um elemento?
Como tratar um linfoma benigno?
Quantos centímetros tem 2 50 metros?
Quanto tempo o intestino volta a funcionar após cesárea?
Como preparar a terra para o plantio de abacaxi?
Como curar laminite em cavalos?
Como saber a nota do boletim escolar?
Como plantar flor em vaso grande?
Como somar números com expoentes diferentes?
O que pode ser uma linha preta na unha?