No conto "Bruxas não existem", de Moacyr Scliar, um garoto, que é o narrador-personagem, juntamente com seus amigos, julgavam que uma senhora que uma moradora do bairro, chamada Ana Custódio, era uma bruxa malvada.
Para o narrador, bruxas eram “mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas”.
a) Ele achava que as bruxas eram mulheres consideradas malvadas e que estava sempre planejando realizar coisas ruins com os outros. ... Os sentimentos erma de preconceito com a mulher por ela ter uma aparência diferente.
Bruxas não existem - Moacyr Scliar - Prosa temática do mês - Halloween - Blocos Online. Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas.
a) O clímax desta história é o momento que liderados por João Pedro, os meninos tentaram empurrar um bode morto para dentro da casa da bruxa, mas os chifres do animal ficam presos na janela. ...
1 ponto. a) Ana Custódio é a protagonista, o garoto é o antagonista e os amigos do garoto são os personagens secundários.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O enredo do texto é o fato de um menino acreditar em bruxas e diser que tem uma na sua rua, era uma senhora que ele amava incomodar, mas urdia ela correu tras dele e de seus amigos, o garoto acaba caindo mas seus amigos não o ajudam, então a velha para para ajudar o pequeno que havia caído, assim se monstrando não ser ...
De acordo com o primeiro parágrafo, temos que a visão do narrador acerca das bruxas era bastante permeada de terror e más aparências, assim as classificavam como "mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas.", julgando pessoas aos quais considerava serem bruxas aquelas aos quais possuíam ...
Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa". Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo.
Conhecer os tipos de narrador existentes facilita a compreensão de textos literários. Os textos narrativos têm como elementos básicos de sua constituição a presença de personagens, tempo, espaço e narrador, os quais compõem o enredo da história narrada.
Vale lembrar que a narração é um gênero textual que apresenta como estrutura a introdução, o desenvolvimento, o clímax e a conclusão. O texto narrativo é formado pelo enredo, espaço, tempo, personagens e o narrador (foco narrativo). Importante observar que o narrador personagem possui uma relação íntima com os elementos da narrativa.
Partindo desse princípio, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das modalidades que se atribuem ao narrador. De acordo com seu posicionamento, o foco assume distintas funções, entre as quais podemos citar: Nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados.
O texto narrativo também possui personagens, que são aqueles que compõem a história que está sendo contada. Os personagens são elementos primordiais na narrativa, pois eles que são responsáveis pelas ações que desenvolvem a história.
Qual a diferença da abelha rainha para as outras?
O que são as estrelas que se movem?
Pode esfoliar o rosto durante o dia?
Quais os métodos de avaliação do estoque?
Como saber se está em CMYK Illustrator?
Qual a diferença entre reintegração de posse e manutenção de posse?
O que é conversão no Facebook?
Como digitalizar frente e verso no mesmo arquivo?
Quem pode utilizar a lei de arbitragem?
Quanto custa para autenticar um documento de compra e venda?
Quem é a maior concorrente da Apple?
Porque não pode colocar roupa molhada atrás da geladeira?
Como transformar fração em notação científica?
Como fazer uma qualificação de fornecedores?
Qual a letra para fazer declaração?