A rainha será maior e mais estreita do que todas as outras abelhas. Procure a abelha com abdômen pontiagudo. O abdômen de uma abelha fica na parte inferior do corpo, perto do ferrão. A rainha tem um abdômen mais pontudo, diferente das abelhas comuns, que têm um abdômen mais arredondado.
Rainhas e operárias possuem diferenças morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Uma das características usadas para diferenciá-las é o tamanho corporal, principalmente do abdômen: a rainha possui um abdômen bem maior que o das operárias.
As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.
39 curiosidades que você vai gostar
Diferente das demais que consomem mel, água e pólen, a abelha rainha alimenta-se exclusivamente de Geleia Real. Devido ao consumo desse alimento, a abelha rainha chega a viver por até 5 anos, enquanto a maior parte das abelhas comuns vive apenas 45 dias.
Assim, ela não tem outra preocupação senão a da postura de ovos. Em condições favoráveis de clima e alimento (florada), uma rainha pode botar cerca de três mil ovos por dia.
Apenas os machos e as rainhas podem se reproduzir, e o resto das formigas é estéril. Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela.
Em cada colmeia, existe uma rainha, que vive entre quatro e oito anos e, quando bem alimentada, põe de 2 mil a 3 mil ovos por dia. Além dela, há cerca de 400 mil zangões, que têm a função de fecundar a rainha. Eles morrem após a fecundação ou são mortos pelas operárias ao final da florada.
Em média, a rainha atinge até 5 anos de vida. Mas o seu número de ovos e emissão de feromônio começam a cair com um ou dois anos de idade. Por isso, segundo a Embrapa, é muito importante que o apicultor realize, constantemente, a troca da abelha rainha, quando esta envelhecer.
Ela é invocada quebrando a Larva dentro das Colmeias da Selva Subterrânea, ou usando uma Abelhominação em qualquer lugar dentro da Selva. Ela pode infligir o efeito negativo Envenenado. Enquanto Abelha Rainha estiver vivo(a), a música Chefe 5 tocará.
Quando uma colmeia está superlotada, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 potenciais locais para a abelha rainha morar. Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas.
A abelha rainha de uma colmeia é facilmente identificada, pois ela é visivelmente mais longa do que as operárias e mais comprida que os zangões. Seus movimentos são lentos, sempre circundada por uma corte de operárias que a servem, alimentando-a com a geleia real.
Trata-se de um zangão. É o macho da abelha Apis mellifera, mais conhecida como abelha europa ou africanizada.
Em casos especiais, as operárias também podem produzir ovos, embora não fertilizados, que darão origem a zangões. A capacidade de postura da rainha pode ser de até 2.500 a 3.000 ovos por dia, em condições de abundância de alimento. Ela pode viver e reproduzir-se por até 3 anos ou mais.
Já se sabia que o que determina se a abelha fêmea vai se tornar operária ou rainha não são diferenças genéticas, mas o consumo da geleia real – alimento produzido pelas operárias e dado àquela que será rainha. Porém, o ingrediente que ativa o processo de desenvolvimento da abelha rainha ainda não era conhecido.
As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
Uma única abelha visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, percorrendo até 12 km e tocando cerca de 240 mil flores. Por ano, um indivíduo chega a produzir 5 gramas de mel. Para produzir um quilo, em grupo precisam visitar 5 milhões de flores. E não são apenas as operárias que trabalham duro.
Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.
A rainha, normalmente, inicia de imediato a postura de ovos mas, às vezes, pode esperar o início do verão. Ela põe, aproximadamente, um ovo por dia. Os ovos se desenvolvem em larvas após, aproximadamente, 25 dias e, depois de mais 10 dias, forma-se um casulo.
Não é difícil observar um formigueiro durante algum tempo, achar uma rainha (ela é sempre maior que suas servas) e seqüestrá-la para fundar uma colônia de formigas em casa. Se você mexer no formigueiro com um graveto, a rainha tende a sair e o bando foge carregando ovos e larvas.
Uma rainha pode ser fecundada por até 17 zangões, sendo o sêmen armazenado em um reservatório especial denominado espermateca. Este estoque será utilizado para a fecundação de óvulos, durante toda a vida da rainha, pois, ao retornar à colônia, esta não mais sairá para realizar o voo nupcial.
Durante o processo reprodutivo, os zangões são atraídos pelos feromônios da rainha, a distâncias de até 5 km, durante o voo nupcial. No acasalamento, o órgão genital do zangão (endofalo) fica preso no corpo da rainha e se rompe, o que ocasiona a morte deste.
Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. As larvas de zangões são criadas em alvéolos maiores que os alvéolos das larvas de operárias, levando 24 dias para completarem seu desenvolvimento de ovo adulto.
Como eu sei que o Bem-te-vi é macho ou fêmea?
Como resetar padrão de fábrica DVR hikvision?
O que muda na frequência da memória RAM?
Como vai ser o ano letivo de 2021?
Como saber se você combina com loiro?
Como fica o calendário escolar 2021?
Como um trabalho pode ser considerado plágio?
Como ler o resultado da mamografia?
Como fica o LH e FSH na gravidez?
Quem tem enfisema pulmonar sente dor?
Como saber se o bebê está bem dentro da barriga com 4 meses?
O que acontece com útero na menopausa?
Como saber se tem Oi fibra no meu bairro?