Organismos que apresentam metamorfose, como as borboletas, possuem desenvolvimento indireto. Aqueles que não sofrem metamorfose, como o homem, possuem desenvolvimento direto. O mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) é um inseto que sofre metamorfose.
No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.
Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, e o ciclo de vida do Aedes aegypti compreende quatro fases: ovo, larva (quatro estágios larvários), pupa e adulto. Os ovos do Aedes aegypti medem, aproximadamente, 1 mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme {Forattini, 1962).
Tipos de metamorfose dos insetos:
Desenvolvimento direto (ametábolo) – neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.
Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos.
18 curiosidades que você vai gostar
A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.
Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.
O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
Como saber se a massa está homogenia?
Qual a taxa do link de pagamento Mercado Pago?
O que a Igreja Católica diz sobre revelação?
Quando posso estacionar na vaga de idoso?
Como saber se a loja na Amazon é confiável?
Como saber o limite emergencial de crédito do Bradesco?
Como saber se a moleira do bebê está normal?
Como são as manchas de hanseníase?
Como ver se a memória está funcionando?
Como funciona a informação de localização no Tinder?
Como é cobrado o frete dos Correios?
Como é feito o pagamento das férias coletivas?
Como as cápsulas se dissolvem no organismo?