O relógio biológico é um mecanismo regido pela sequência das horas do dia, que está presente em todos os seres vivos, regulando todas as atividades do organismo. ... A hora do descanso, especialmente do sono e do repouso semanal, é importantíssima para manter as funções biológicas no ritmo certo.
Ele é do tamanho de um grão de arroz, tem cerca de 20 mil neurônios e está localizado no hipotálamo, mais ou menos no centro do cérebro. Seu nome científico é núcleo supraquiasmático (NSQ), mas pode chamá-lo de sistema temporizador ou circadiano. Ou até usar seu apelido mais pop: relógio biológico.
Todo ser vivo possui um ciclo de descanso e atividade relacionado aos períodos diurno e noturno. Entre os animais, esse ciclo – chamado de circadiano (cerca de um dia) – oscila entre 23 e 26 horas. ... Assim, entrar no horário de verão, quando o relógio é adiantado em uma hora, também é mais difícil do que sair dele.
Naturalmente o corpo se acostuma com as mudanças e o relógio biológico se adapta aos novos horários. Mas isso demora cerca de uma semana (algumas pessoas podem demorar mais tempo, ou menos) e é preciso manter uma rotina para que o organismo se acostume.
Mas é possível mudar o relógio biológico? “Não dá para alterar os ritmos biológicos por escolha ou conveniência. Atividades sociais e de trabalho podem levar a uma certa adaptação, mas não mudam o perfil fisiológico.” No entanto os cronotipos podem mudar ao longo da vida.
Como o Relógio Biológico funciona? No caso dos mamíferos (incluindo os seres humanos), quem controla o Relógio Biológico é o hipotálamo. Essa é uma região do nosso cérebro que controla as atividades autônomas do corpo, bem como vários processos biológicos.
Contudo, é importante que você tenha em mente que os ciclos do Relógio Biológico podem variar. Isso porque, vários fatores podem influenciar no funcionamento desse mecanismo. Por exemplo, os fatores genéticos podem determinar se você tem mais disposição durante o dia ou a noite, mesmo nós sendo animais naturalmente diurnos.
Já o relógio dos seres humanos, com pequenos desvios, dá uma volta a cada 24 horas e 18 minutos. Como o relógio avança diariamente esses 18 minutos, o organismo se recupera mais facilmente de longas viagens para o leste – direção em que o fuso horário aumenta – do que para oeste.
Para saber qual o ritmo do seu relógio biológico, faça testes. Quando praticar exercícios em horários diferentes, perceba quão duro são os exercícios em cada período. Se parecer mais fácil de manhã, provavelmente é o horário em que você está mais disposto e seu relógio biológico está a todo vapor.
Porque quem tem refluxo tem dor nas costas?
Qual veia passa na perna esquerda?
Qual exame o psiquiatra pode pedir?
Como funciona garantia de 7 dias?
Quanto custa Certidão de Inteiro Teor MG?
Por que a tatuagem fica manchada?
Quais são as características de um curativo ideal?
Qual a importância do templo de Jerusalém para os judeus?
Como está funcionando as perícias do INSS?