Se o óleo que está no seu motor é o mineral ele não deve ser misturado com o sintético e vice-versa, ainda que a viscosidade e aditivação, SAE e API, sejam as mesmas, não se deve misturar óleo mineral com sintético.
Não devemos misturar no motor lubrificantes de matrizes sintética e mineral ao mesmo tempo, uma vez que a interação entre óleos diferentes pode colocar em risco a eficiência de sua lubrificação. “A mistura não é recomendada em função da possível incompatibilidade entre as distintas bases químicas”, explica Feijó.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.
Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
27 curiosidades que você vai gostar
Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40. Pense sempre nessa regrinha básica e você não errará na escolha.
Ele quer saber se mantendo as características originais de viscosidade e aditivação, que vem na embalagem do óleo, como SAE ou API, se ele pode mudar a marca toda vez que faz essa troca. A recomendação é de se manter a marca. Até porque os aditivos mais agressivos de uma podem remover os resíduos que ficaram no cárter.
Óleo errado
A viscosidade diferente comprometerá a lubrificação. Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.
O que pretende o Pós-positivismo?
O que fazer para um café da manhã de aniversário?
Para que as empresas pedem o CPF?
Como montar um PC para designer gráfico?
Como ler um livro de forma eficiente?
O que aconteceu com Ray The Promised Neverland?
Como fazer um calendário escolar 2020?
Quem foi Lancelot na história do Rei Arthur?
Como montar treino em casa semanal?
Como você assistente de RH contribui para a qualidade de vida dos colaboradores?
Como poder moderador garantir a centralização de poderes nas mãos do imperador?
O que o RH pode fazer para motivar os funcionários?
Como o Quebra-vento pode ajudar a preservar o solo?
Como ocorre a regulação da expressão gênica?
Qual a característica do Meio Norte?
Qual o motivo para que o lactato seja produzido durante a glicólise anaeróbia?