O teorema de Thévenin pode ser usado para realizar:Análise de circuitos com fontes em série ou em paralelo.Reduzir o circuito original para um com a mesma equivalência.Fazer alterações nos valores do circuito sem ter que levar em consideração os efeitos das alterações em todos as malhas do circuito.
O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um porto pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do porto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista desse porto).
RTH é a resistência equivalente de Thevenin e UTH o gerador de Thevenin ou tensão equivalente de Thevenin. RTH é calculada determinando a resistência equivalente entre os pontos A e B quando os geradores de tensão da figura1a são eliminados ( colocados em curto circuito ).
Para calcular a tensão de Thévenin (Vth), retira-se o elemento a ser analisado e calcula-se a tensão entre os terminais A-B do circuito em aberto. No procedimento experimental, basta medir, utilizando um voltímetro, a tensão entre os pontos A-B do circuito.
Chamamos esse processo de Equivalência de Fontes. Podemos enunciar esse resultado também em outras palavras: se o equivalente Thévenin de um circuito é conhecido, então o equivalente de Norton também o é, e vice-versa. A equivalência de fontes é muito utilizada na resolução de circuitos elétricos.
37 curiosidades que você vai gostar
O processo de transformação de fontes consiste em substituir uma fonte de tensão com valor de , que está em série com uma resistência , por uma fonte de corrente com valor de , com a mesma resistência , porém em paralelo.
O teorema de Norton para circuitos elétricos afirma que qualquer coleção de fontes de tensão, fontes de corrente, e resistores, com dois terminais é eletricamente equivalente a uma fonte de corrente ideal, I, em paralelo com um único resistor, R. ...
A tensão de circuito aberto é calculada pelo método de Thevenin, onde todo um circuito pode ser simplicado em um que apresente somente um terminal, uma corrente e uma resistência. Para achar o valor da tensão, multiplica-se a corrente pela resistência equivalente.
No fim, e em destaque, temos a equação que dá o valor da corrente de curto-circuito, que é a razão entre a força eletromotriz e a resistência interna. A curva característica de um gerador é um gráfico da diferença de potencial pela corrente que flui pelo gerador.
...
A potência no geradorPU = U.i. ... PD = r.i2 ... Pt = E.i.
Nos circuitos lineares, o elemento linear também é um elemento elétrico e haverá uma relação linear entre a tensão e a corrente. Os exemplos dos elementos lineares são resistor é o elemento mais comum , capacitor e indutores de núcleo de ar.
Divisor de tensãoEm eletrônica, a regra do divisor de tensão, ou simplesmente o divisor de tensão, é uma técnica de projeto utilizada para criar uma tensão elétrica (Vout) que seja proporcional à outra tensão (Vin).Neste circuito, dois resistores são ligados em série como no diagrama unifilar a seguir:
Uma fonte de tensão ou gerador de tensão é qualquer dispositivo ou sistema que gere uma força eletromotriz entre seus terminais ou derive uma tensão secundária de uma fonte primária de força eletromotriz. ... Um exemplo de fonte primária é uma bateria, enquanto um exemplo de fonte secundária é um regulador de tensão.
resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2); lei de Ohm: U = R . i.
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.
A ponte de Wheatstone serve para converter a variação de resistência em uma saída em voltagem que é proporcional à força aplicada.
Aplicações. Além do seu uso comum – medir resistências elétricas desconhecidas, a ponte de Wheatstone também pode ser utilizada em diversos tipos de sensores de precisão como balanças, termostatos, sensores de pressão, sensores de aceleração, detectores de ruídos e movimento etc.
A ponte de Wheatstone é um circuito elétrico utilizado para medir uma resistência desconhecida, normalmente com valor próximo às outras resistências do circuito.
Teorema de Norton. O teorema de Norton determina que qualquer circuito de corrente contínua linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente, onde a fonte de corrente esteja em paralelo com o resistor.
EXEMPLO 3.1: CIRCUITOS CONTENDO FONTES INDEPENDENTES E RESISTORES.Para aplicar o teorema de Norton, precisamos inicialmente identificar a parte do circuito que queremos substituir por um circuito mais simples. ... De acordo com a definição do teorema de Norton, IN é a corrente de curto-circuito entre os terminais a e b.
Existem essencialmente duas Leis que Kirchhoff determinou: A Lei de Kirchhoff para Circuitos Elétricos e a Lei de Kirchhoff para Espectroscopia. ... Uma junção ou nó é um ponto no circuito que une dois ou mais condutores. Já malha, é qualquer caminho fechado de um condutor.
É permitido ter um ouriço no Brasil?
Como saber se é um receptor ou um gerador?
Precisa de licença para criar abelha?
Como se usa o predicado nominal?
Pode lavar a esponja de maquiagem?
Como averbar um casamento no Brasil?
Quais são as principais características das briófitas?
O que é necessário para legalizar um condomínio?
Como saber se é um verbo de ligação?
Porque toalha de banho cheira mal?
Como descobrir meu nicho no Instagram?
Como regularizar um puxadinho?
Como identificar um peixe ósseo?
Como legalizar uma Doblò para transporte escolar?
Como identificar um relacionamento possessivo?
Como faço para legalizar um diamante?
Como lavar o ouvido com soro fisiológico?