O teorema de Thévenin pode ser usado para realizar:Análise de circuitos com fontes em série ou em paralelo.Reduzir o circuito original para um com a mesma equivalência.Fazer alterações nos valores do circuito sem ter que levar em consideração os efeitos das alterações em todos as malhas do circuito.
O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um porto pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do porto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista desse porto).
RTH é a resistência equivalente de Thevenin e UTH o gerador de Thevenin ou tensão equivalente de Thevenin. RTH é calculada determinando a resistência equivalente entre os pontos A e B quando os geradores de tensão da figura1a são eliminados ( colocados em curto circuito ).
Para calcular a tensão de Thévenin (Vth), retira-se o elemento a ser analisado e calcula-se a tensão entre os terminais A-B do circuito em aberto. No procedimento experimental, basta medir, utilizando um voltímetro, a tensão entre os pontos A-B do circuito.
Chamamos esse processo de Equivalência de Fontes. Podemos enunciar esse resultado também em outras palavras: se o equivalente Thévenin de um circuito é conhecido, então o equivalente de Norton também o é, e vice-versa. A equivalência de fontes é muito utilizada na resolução de circuitos elétricos.
37 curiosidades que você vai gostar
O processo de transformação de fontes consiste em substituir uma fonte de tensão com valor de , que está em série com uma resistência , por uma fonte de corrente com valor de , com a mesma resistência , porém em paralelo.
O teorema de Norton para circuitos elétricos afirma que qualquer coleção de fontes de tensão, fontes de corrente, e resistores, com dois terminais é eletricamente equivalente a uma fonte de corrente ideal, I, em paralelo com um único resistor, R. ...
A tensão de circuito aberto é calculada pelo método de Thevenin, onde todo um circuito pode ser simplicado em um que apresente somente um terminal, uma corrente e uma resistência. Para achar o valor da tensão, multiplica-se a corrente pela resistência equivalente.
No fim, e em destaque, temos a equação que dá o valor da corrente de curto-circuito, que é a razão entre a força eletromotriz e a resistência interna. A curva característica de um gerador é um gráfico da diferença de potencial pela corrente que flui pelo gerador.
...
A potência no geradorPU = U.i. ... PD = r.i2 ... Pt = E.i.
Nos circuitos lineares, o elemento linear também é um elemento elétrico e haverá uma relação linear entre a tensão e a corrente. Os exemplos dos elementos lineares são resistor é o elemento mais comum , capacitor e indutores de núcleo de ar.
Divisor de tensãoEm eletrônica, a regra do divisor de tensão, ou simplesmente o divisor de tensão, é uma técnica de projeto utilizada para criar uma tensão elétrica (Vout) que seja proporcional à outra tensão (Vin).Neste circuito, dois resistores são ligados em série como no diagrama unifilar a seguir:
Uma fonte de tensão ou gerador de tensão é qualquer dispositivo ou sistema que gere uma força eletromotriz entre seus terminais ou derive uma tensão secundária de uma fonte primária de força eletromotriz. ... Um exemplo de fonte primária é uma bateria, enquanto um exemplo de fonte secundária é um regulador de tensão.
resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2); lei de Ohm: U = R . i.
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.
A ponte de Wheatstone serve para converter a variação de resistência em uma saída em voltagem que é proporcional à força aplicada.
Aplicações. Além do seu uso comum – medir resistências elétricas desconhecidas, a ponte de Wheatstone também pode ser utilizada em diversos tipos de sensores de precisão como balanças, termostatos, sensores de pressão, sensores de aceleração, detectores de ruídos e movimento etc.
A ponte de Wheatstone é um circuito elétrico utilizado para medir uma resistência desconhecida, normalmente com valor próximo às outras resistências do circuito.
Teorema de Norton. O teorema de Norton determina que qualquer circuito de corrente contínua linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente, onde a fonte de corrente esteja em paralelo com o resistor.
EXEMPLO 3.1: CIRCUITOS CONTENDO FONTES INDEPENDENTES E RESISTORES.Para aplicar o teorema de Norton, precisamos inicialmente identificar a parte do circuito que queremos substituir por um circuito mais simples. ... De acordo com a definição do teorema de Norton, IN é a corrente de curto-circuito entre os terminais a e b.
Existem essencialmente duas Leis que Kirchhoff determinou: A Lei de Kirchhoff para Circuitos Elétricos e a Lei de Kirchhoff para Espectroscopia. ... Uma junção ou nó é um ponto no circuito que une dois ou mais condutores. Já malha, é qualquer caminho fechado de um condutor.
O que significa trás no dicionário?
Porque nome de mês e com letra maiúscula?
Como usar o Facebook sem o aplicativo?
Como conseguir o registro de uma empresa falida?
Como fechar várias guias ao mesmo tempo?
Como obter o nome da planilha no Excel?
O que é o lucro operacional ajustado?
Como obter o Título de Especialista?
Como o transporte público pode reduzir os congestionamentos?
Como fazer para deixar a voz mais potente?
Como arrumar cadeado de segredo?
Como conseguir título de notório saber?
Como saber quem mudou o plano da Netflix?
O que precisa para pintar o cabelo de rosa?