O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” ...
As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI's ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.
A biossegurança na estética tem como seu principal fundamento lidar com as ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho e, principalmente em relação aos profissionais da área e aos pacientes.
De forma prática, a biossegurança é um conjunto de normas, procedimentos e boas práticas que determinam a segurança de quem trabalha em hospitais, clínicas e postos de saúde. ... Boas práticas em hospitais e laboratórios; Exposição de profissionais a agentes biológicos; Qualificação e treinamento de equipe.
Assim, os princípios gerais da biossegurança envolvem: ∎ análise de riscos; ∎ uso de equipamentos de segurança; ∎ técnicas e práticas de laboratório; ∎ estrutura física dos ambientes de trabalho; ∎ descarte apropriado de resíduos; ∎ gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.
O termo biossegurança pode ser definido como os princípios de contenção, tecnologias e práticas implementadas para evitar a exposição a agentes patogênicos, toxinas ou sua acidental liberação.
Minimizar riscos A implementação de normas de biossegurança auxilia, principalmente, a minimizar os riscos biológicos que circulam dentro do ambiente hospitalar.
A biossegurança na estética é fator fundamental, uma vez que ela está intimamente ligada à prevenção de doenças na clínica, incluindo a segurança e integridade dos profissionais da área, bem como, dos pacientes.
Desta forma, a biossegurança caracteriza-se como estratégica e essencial para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável sendo de fundamental importância para avaliar e prevenir os possíveis efeitos adversos de novas tecnologias à saúde.
Estas medidas são importantes pois, nestes locais, existe a exposição frequente de indivíduos a agentes patogênicos, além dos riscos físicos e químicos. Uma das principais normas de biossegurança aplicada em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos.
Lei da biossegurança. Em 2005, o Governo Federal aprovou a lei nª 11.105, chamada lei da biossegurança, que revoga a lei anterior, de 1995 e estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para instituições que tenham organismos geneticamente modificados, ...
Neste sentido, a biossegurança se preocupa tanto com a fiscalização das instalações laboratoriais e as práticas adotadas no laboratório como em ambientes maiores como hospitais, clínicas e centros de enfermagem, pois os agentes biológicos aos quais o profissional da área tem contato podem estar em todo lugar. É a biossegurança hospitalar.
O que faz um servente concursado?
O que vem no lanche Kids do Burger King?
Qual a função sintática de me?
O que é um tratamento isotérmico?
Qual é a importância da pontualidade?
Como aliviar dor no tornozelo rapidamente?
Por que a vontade geral ou sabedoria e inalienável?
Quais as ferramentas utilizadas pelo marketing para influenciar o consumismo?
O que fazer quando os contatos do celular somem?
Qual o significado do pão e do vinho na Eucaristia?
Porque o Canadá não tem presidente?