Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). ... A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o "Grupo Independente".
A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.
Rebelando contra os valores elitistas, a Pop Art abraçou experiências de vida mundanas, introduzindo aspectos da cultura de massa e aproximando a arte da nova geração de americanos que começavam a experimentar todos os benefícios do paraíso dos consumidores no estado de consumo da América pós guerra.
O uso de imagens da cultura popular nos anúncios publicitários, histórias em quadrinhos, desenhos de revista, fotografias, latas de refrigerante, embalagens de alimentos, entre outros, eram as bases para as criações artísticas do pop art.
35 curiosidades que você vai gostar
Questões como o consumismo e a massificação influenciaram a formação da Pop Art, movimento que teve início no Reino Unido na década de 50 e, na década de 1960, popularizou-se nos Estados Unidos.
Definição. Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra. ... O que importa é a invenção da obra, o conceito, que é elaborado antes de sua materialização.
A arte conceitual foi um estilo artístico que buscou valorizar mais as ideias e os conceitos do que o próprio objeto da obra de arte. Principais características da arte conceitual: - Valorização do conceito e da ideia da obra de arte, que se tornam mais importantes do que o objeto e sua representação física.
Características da Arte Conceitual
O prevalecimento dos pensamentos e ideias por trás da obra; ... A popularização das obras; O uso de novas formas de arte, como fotografias, textos, vídeos, instalações e performances; O forte desenvolvimento da arte ambiental, arte postal e grafite (principalmente em áreas públicas).
A Op Art se caracteriza pelos efeitos ópticos e visuais que conduzem o espectador para dentro do quadro, compondo o movimento da obra com seus olhos. Outro aspecto característico desse estilo são os trabalhos em três dimensões, explorando o contraste de cores preta e branca e a utilização de formas geométricas.
A estrutura “limpa”, ou seja, sem molduras, adereços ou itens decorativos, é uma das características mais marcantes do estilo minimalista. Espaços fluidos, simples, com revestimentos e superfícies lisas e cores neutras devem conter apenas o que for essencial e funcional.
A essência do movimento é a crítica à cultura de massa que se expressou nas artes plásticas e em objetos e imagens provenientes do consumo popular. Este breve resumo da pop art dará dimensão do significado deste importante movimento para a sociedade mundial.
Na arte conceitual a ideia (ou, como o próprio nome diz, o conceito) é o aspecto mais importante da obra. Nesse gênero de arte, a ideia prevalece sobre a forma e, a execução e a beleza, são tidas como elementos secundários.
História. A arte conceptual valoriza mais a ideia por detrás da obra do que o produto acabado, sendo que, às vezes, este nem mesmo precisa existir. ... O termo arte conceitual foi usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, relacionado com as atividades do Grupo Fluxus.
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário. Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
Principais Características
A arte povera buscou exprimir criatividade, efemeridade, materialidade e espontaneidade. Também foi marcada pela crítica à comercialização de objetos artísticos, bem como a critica aos elementos da modernidade e a ao consumismo, capitalismo e processos industriais.
Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. ... A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.
A Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte.
Criar uma arte conceitual é esboçar um rascunho de um projeto que você está planejando. Pode-se criá-la para desenhos, pinturas, esculturas e qualquer outro tipo de projeto. A regra mais importante para se lembrar ao criar a arte conceitual é que não existem regras.
Significado de Conceitual
adjetivo Relacionado ou constituído por conceitos, que possuí conceito. Que é composto por uma expressão ou frase cujo conteúdo é de teor moral. Relativo à percepção ou opinião particular que alguém tem sobre alguma coisa. Que está no âmbito do conceito, por oposição à prática.
Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.
Com o objetivo da crítica Tônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, ...
O Pop Art foi um movimento artístico que trabalhou com símbolos e produtos da indústria. Os artistas do movimento visavam criar leituras críticas sobre a vida cotidiana e a cultura de massa. O movimento representa a relação entre o cotidiano e arte.
O objetivo principal da arte conceitual é transmitir uma representação visual de um design, idéia e /ou humor para ser usada em em filmes, videogames, animações ou quadrinhos antes de ser colocado no produto final.
A primeira onda do movimento da “arte conceitual” se estendeu de aproximadamente 1967 a 1978. Os primeiros artistas do “conceito”, como Henry Flynt (1940–), Robert Morris (1931–2018) e Ray Johnson (1927–1995), influenciaram mais tarde, movimento amplamente aceito da arte conceitual.
Como evitar perdas no setor de açougue?
Quem é o roteirista da Turma da Mônica?
Pode usar tinta acrílica na tela?
Onde costumam surgir as patologias da construção civil Porque?
O que é preciso para ser Tumblr?
Que medidas podem ser tomadas para evitar a parada cardíaca?
Como configurar o Gmail para separar E-mails?
O que fazer quando o cliente quer desconto?
Como se tornar um banqueiro individual?
Quando começa a contar o prazo para alegações finais?
O que deve conter no atestado para justificar a falta ao trabalho por doença?
O que fazer depois do resultado do FIES?
Como registrar um imóvel de herança?
Quais os procedimentos para venda de um imóvel?
Como colocar número restrito no Xiaomi Note 9?