Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira. Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004 foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização (ISO) que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana e, logo, o domingo seria o último.
A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu, através da norma ISO 8601, um padrão que define o dia inicial de referência e a representação numérica dos dias da semana, sendo iniciada pela Segunda-feira (dia 1) e finalizando no Domingo (dia 7).
De forma bem direta, oficialmente o primeiro dia da semana é o domingo mesmo, mas comercialmente consideramos a segunda-feira. A segunda-feira é o 1° dia útil considerado o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira.
O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.
O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso).
28 curiosidades que você vai gostar
Agenda Semana 1 2021
O primeiro dia da semana é 4 de Janeiro e termina em 10 de Janeiro.
Data Hoje e informações do calendário (Brasil)
A data de hoje é 11 de março de 2022 . Hoje é marcada na borda vermelha no calendário acima. Hoje é o 70º dia de 2022 e a 10º sexta-feira. Há 295 dias restantes em 2022.
Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março.
Agosto (do latim: augustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano.
Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira.
Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.
Sábado, para os cristãos, é o dia que Deus descansou e vem da palavra shabat (descanso, em hebraico). Nesse dia, as pessoas descansavam para, no domingo (o Dia do Senhor), homenagear a Deus.
Os gregos estabeleceram um ano lunar de 354 dias, que dividiram em 12 meses de 30 e 29 dias, alternadamente. Por conseguinte, tinha menos 11 dias e 6 horas do que a ano trópico, sendo necessário fazer intercalações para estabelecer a devida correspondência.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.
Os sete dias da semana em inglês são Monday (segunda-feira), Tuesday (terça-feira), Wednesday (quarta-feira), Thursday (quinta-feira), Friday (sexta-feira), Saturday (sábado), e Sunday (domingo).
Segundo a astrologia, pessoas nascidas no domingo são sortudas. A estrela governante é o Sol, o que geralmente significa que serão brilhantes, criativos, e líderes naturais.
Julho é o sétimo mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e recebeu o nome em honra do imperador romano Júlio César, que nasceu neste mês. “Julius” foi um marco na história do Império Romano.
VIRGEM. O mês de agosto é, inteiro ele, um dos mais significativos para as pessoas do Signo de Virgem por conta do planeta Marte, que transitará sobre seu signo.
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e o terceiro dos sete meses que têm 31 dias.
Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias.
Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias.
Existem indivíduos que podem ser considerados de caráter forte porque nunca desistem, outros porque têm uma capacidade emocional impecável. De acordo com a astrologia, existem cinco signos que podem ser considerados os mais poderosos: Touro, Leão, Escorpião, Sagitário e Capricórnio.