A obesidade infantil se caracteriza, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o peso da criança está acima dos 15% do peso médio correspondente à sua idade. Ela é considerada um problema crônico que afeta crianças de até 12 anos de idade.
Entende-se por obesidade quando o Índice de Massa Corporal (IMC) de uma criança de 5 a 10 anos está acima de 30 kg/m². Já a obesidade mórbida é quando o IMC supera os 40 kg/m². Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está obesa.
A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade.
Considera-se sobrepeso crianças que apresentam IMC entre as curvas +1 e +2. E elas são classificadas obesas quando estão entre as curvas +2 e +3. Acima do +3 é obesidade grave.
Na faixa etária pediátrica a obesidade era diagnosticada pela avaliação do peso em relação ao peso esperado para altura, sendo considerado diagnóstico de obesidade um peso maior que 120% do peso esperado.
44 curiosidades que você vai gostar
Segundo a OMS, uma pessoa é considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de trinta. O IMC é resultado de um cálculo que considera peso, altura e idade.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
Normal para mulheres: 20 – 30% Obesidade em homens: > 25% Obesidade em mulheres: > 33%
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I. IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II. IMC acima de 40: obesidade grau III.
1,70 m corresponde a 170 centímetros. O “peso” ideal de uma mulher que tem 1,70m de altura é 60 Kg.
A obesidade infantil é uma doença epidêmica no mundo todo e pode trazer consequências sérias para a saúde da criança, como hipertensão, diabetes e problemas de pele. O bebê rechonchudo e fofinho tem aparência saudável. Mas, em certos casos, ele pode estar obeso e sua saúde em risco.
Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre os mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos à base de corticoides.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida.
O cálculo do peso ideal é feito da mesma forma para todas as faixas etárias e utiliza o peso e a altura: divide-se o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. O que muda é a interpretação do resultado dessa conta. Assim, um adulto de 1,75 m que pesa 67 kg tem IMC 21,88, considerado adequado.
Cálculo IMC
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
O tratamento da obesidade grau I deve ser baseada no tripé: dieta, exercício físico e medicação em longo prazo por se tratar de uma doença crônica. "Pacientes que têm IMC abaixo de 35, sem doenças associadas, devem sem dúvidas tentar o tratamento clínico antes, com chances de conseguir resultados razoáveis.
A cirurgia bariátrica
Pode também ser recomendada para indivíduos com graus menores de obesidade: IMC de 30 a 34,9 (obesidade grau 1) ou IMC de 35 a 39,9 (obesidade grau 2), porém, que têm sérios problemas de saúde relacionados ao peso, entre eles diabetes tipo 2, pressão alta ou apneia do sono grave.
A obesidade mórbida é o acúmulo de gordura em excesso no corpo. Pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 40 kg/m² já são consideradas obesas mórbidas.
Como calcular IMC
IMC = Peso dividido pela altura ao quadrado ( peso/altura²) ; ou peso dividido pela a altura vezes a altura ( peso ÷ (altura x altura)).
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: NÃO PARE AGORA...
Tem algum exame para detectar o autismo?
Como fazer a letra M maiúscula cursiva?
Como podar uma árvore para não crescer muito?
Quais são as fases do relacionamento terapêutico?
Como compartilhar reels de outra pessoa?
Para que serve a poda da mandioca?
Como faço para postar vídeo do YouTube no Instagram?
Como plotar vários pontos no AutoCAD?
Quais profissões estão diretamente ligada à artes visuais?
O que quer dizer a palavra Salem?
Como publicar um artigo científico depois de formado?
Como guardar cadeiras de plástico?
Como publicar artigo na Elsevier?