O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. ... A brincadeira surge de objetos estruturados e não estruturados, disponibilizados para as crianças.
Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...
Ao brincar, a criança desperta sua curiosidade, ampliando os seus conhecimentos e as suas habilidades. Ela se desenvolve, nos aspectos físicos, sociais, culturais, afeitos, emocionais e cognitivos. A brincadeira estimula a criança a se conhecer e auxilia a perceber quais seus limites e potencialidades.
A brincadeira contribui no campo educacional como meio de aprendizagem na educação infantil, segundo Kishimoto (2007) a brincadeira é uma prática onde a criança desempenha e concretiza as regras do jogo, executando a ação lúdica. Podendo dizer que o lúdico é uma ação.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ... Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ... Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.
Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde muito cedo as crianças se comunicam por gestos, sons e mais tarde a imaginação.
De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.
Especialistas em educação infantil como pediatras, professores e pedagogos revelam a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças. E é através das brincadeiras e brinquedos que a criança descobre o mundo, relaciona-se com outras crianças, prepara-se para a vida e mantém-se saudável.
Portanto, a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto]
Este artigo tem como objetivo buscar os aspectos relevantes que o brincar proporciona na educação. A educação infantil, primeira etapa da vida escolar, é um espaço muito enriquecedor na vida escolar das crianças. Pular essa fase é um grande prejuízo sócio e afetivo que a criança deixará de vivenciar.
Qual foi a primeira bola de basquete?
Como foi composta a música Tocando em Frente?
O que é o fogo do Espírito Santo?
Quando foi criada a primeira televisão?
Como foi feito o som dos dinossauros em Jurassic Park?
Como pegar a licença de pesca definitiva?
Como funciona a lâmpada que tem câmera?
Como foi descoberto o milho de pipoca?
Como saber se sua guitarra está afinada?
Como se acalmar depois de uma discussão?
Quem foi o primeiro rei da Inglaterra?
Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro resumo?
Como saber se o seu Windows é original?
Como saber se a lâmpada e amarela ou branca?
O que fazer quando a gengiva do bebê começa a coçar?
Como saber se a lâmpada é original?
Quais as complicações da infecção urinária?