A maior ameaça à conservação do mico-leão preto é a fragmentação das florestas que ocasiona o isolamento e declínio das populações restantes e a consequente degradação do seu habitat.
O mico-leão-dourado pode ser reproduzir uma ou duas vezes por ano e os períodos de reprodução vão de setembro a novembro e de janeiro a março. Não há diferenciação de cor e tamanho entre machos e fêmeas e, quando nascem os filhotes, tanto o pai quanto a mãe ajudam na criação.
Espécie Ameaçada de Extinção As atividades agropecuárias e extrativistas, juntamente com a ocupação e crescimento desordenado das zonas costeiras da Mata Atlântica quase exterminaram esse mamífero de pelagem dourada. Além disso, o tráfico de animais também é considerado um dos fatores que contribuem com esta situação.
A gestação dura aproximadamente 129 dias e os nascimentos ocorrem de setembro a março. Geralmente nascem 2 filhotes, variando de 1-3 em casos mais raros.
Ocorrência Geográfica: São endêmicos da Floresta Atlântica do estado do Paraná.
Distribuição: Endêmico do Brasil (ocorre apenas em São Paulo e no Paraná). Alimentação: Frutos e animais pequenos (como gafanhotos, baratas, bichos-pau, besouros e pererecas), além de fungos, exsudatos (matéria com alto valor proteico) de plantas, flores e néctar.
Adaptações à vida parcialmente terrestre, selecionadas ao longo da evolução, são refletidas nos anfíbios atuais. O surgimento do processo metamorfósico nos anfíbios também foi uma adaptação importante à vida fora da água. Durante esse processo ocorre a perda das brânquias nos indivíduos larvais e a aquisição, nos adultos, de pulmões.
Uma Análise da Lista Brasileira de Anfíbios Ameaçados de Extinção Célio F. B. Haddad1 1Departamento de Zoologia, I.B., UNESP – CP 199, CEP: 13.506-900, Rio Claro/SP. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção | 288 |
No Brasil, país que apresenta a maior diversidade de espécies de anfíbios (AmphibiaWeb, 2006), os declínios populacionais não são necessariamente motivo de concordância entre os autores (e.g., Pimenta et al., 2005; Stuart et al., 2005).
Reprodução dos anfíbios . Sua reprodução é sexuada externa, este processo se dá quando o macho lança seus gametas nos óvulos liberados pela fêmea. De modo geral, este processo ocorrerá em água doce, e, uma vez fecundados, os ovos permaneceram em ambiente aquático até o nascimento dos girinos.
Como fazer uma pena de escrever?
Qual a maneira correta de fazer elevação lateral?
Como fazer um batom matte caseiro?
Como liberar o proxy da Internet?
Como se preparar para cantar na igreja?
Como se faz ativador de cachos?
Como surgiram os intérpretes de Libras?
Como levantar um idoso acamado?
Qual o formato de vídeo para inserir no PowerPoint?
Quais são os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica?
Onde começa o processo de filtração renal?
Como funciona o aviso prévio do trabalhador rural?
Como ocorre a produção da fonação?
Como ocorre o controle e o Contracontrole?
O que podemos fazer com o poder da mente?