Quais são as alternativas possíveis ao proprietário que sofre esbulho na sua posse?

Pergunta de Salvador Gonçalo Melo em 27-05-2022
(53 votos)

São eles: a reintegração de posse, a manutenção de posse e interdito proibitório, cabíveis quando houver, respectivamente, esbulho, turbação ou ameaça.

Quais as formas de proteção à posse?

Os meios de defesa da posse são as ações possessórias (manutenção e reintegração da posse), interditos possessórios e a autodefesa. “O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado” (art. 1.210, CC).


O que é um esbulho da posse?

É a retirada forçada do bem de seu legítimo possuidor, que pode se dar violenta ou clandestinamente. Neste caso, o possuidor esbulhado tem o direito de ter a posse de seu bem restituída utilizando-se, para tanto, de sua própria força, desde que os atos de defesa não transcendam o indispensável à restituição.

Qual o procedimento adequado que deve ser usado por aquele que alega estar sofrendo justo receio de ser molestado em sua posse?

Art. 567 do novo Código de Processo Civil (CPC): “O possuidor direto ou indireto que tenha justo receio de ser molestado na posse poderá requerer ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório em que se comine ao réu determinada pena pecuniária caso transgrida o preceito”.

Quais os requisitos essenciais da petição inicial nas ações possessórias?

Requisitos para propositura de ações possessóriasa posse;o esbulho ou a turbação;a data do esbulho ou turbação;e, por fim, os efeitos do esbulho ou turbação.

AGU Explica - Esbulho, Turbação e Ameaça


16 curiosidades que você vai gostar

Quais os requisitos para concessão da liminar na ação possessória?

São dois os requisitos para a concessão da liminar. Em primeiro lugar é preciso que a ação tenha sido proposta dentro de um ano e dia a contar da violação da posse, tratando-se, portanto, de um requisito temporal.

Quais são os requisitos para reintegração de posse?

Como dito anteriormente, a reintegração de posse é determinada a alguém que perdeu a posse que exercia sobre um bem em virtude do esbulho sofrido. Assim, como requisito principal para a propositura de ação de reintegração de posse, tem-se o anterior exercício efetivo e legítimo da posse por parte do autor.

O que é o interdito possessório?

As ações possessórias, também denominadas interditos possessórios seguindo a tradição do Direito Romano, são as que têm por objetivo a defesa da posse, com fundamento na posse, em face da prática de três diferentes graus de gravidade de ofensa a ela cometida: esbulho, turbação ou ameaça.

O que é uma ação reivindicatória de posse?

Trata-se de ação que o proprietário tem, com base em seu direito, para reaver a posse da coisa, que está indevidamente com o terceiro.



Outras questões

Como viver na Espanha depois de aposentado?

Como saber se sou amarelo?

O que é head e body?

Quanto tempo depois da relação aparece o HPV?

Quanto vale a Garena em 2021?

Porque fevereiro Roxo?

O que precisa para fazer comunicado de venda no cartório?

Como saber se tem direito ao saque do FGTS?

Quantos feriados prolongados vai ter 2022?

Quais são as palavras comuns?

Como fazer o preparo de um tapete de couro bovino?

Qual era a finalidade das pirâmides Cuxitas?

Quem é casado pode fazer união estável com outra pessoa?

Onde se encontra o cristalino?

O que significa a palavra dorça?

Qual o valor da Alphabet?

Como ser fisioterapeuta UTI?

Quem tem filho maior pode renunciar a herança?

Qual o horário bom para pegar tilápia?

O que é preciso para ser piloto de Avião em Portugal?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com