Macromoléculas constituídas por unidades menores, as proteínas podem ser classificadas de acordo com sua estrutura e forma e apresentar importantes funções biológicas. ... As macromoléculas são resultantes da associação de duas ou mais unidades moleculares menores (monômeros) chamadas de aminoácidos ou peptídeos.
A proteínas são polímeros naturais que têm como unidades básicas os aminoácidos, que são substâncias orgânicas constituídas por um grupo amino e um grupo carboxílico.
Nas moléculas protéicas os aminoácidos se ligam covalentemente, formando longas cadeias não ramificadas, através de ligações peptídicas envolvendo o radical amino (-NH2) de um aminoácido e o radical ácido carboxílico (- COOH) de um outro, havendo a liberação de uma molécula de água durante a reação (Figura 1-2).
As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos. As proteínas apresentam quatro níveis estruturais: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
As proteínas são formadas pelo encadeamento de unidades especiais denominadas de aminoácidos, ligados entre si por ligações peptídicas.
Uma proteína é formada pela interação de dois aminoácidos, por intermédio da ligação entre o nitrogênio do grupo amino (referente a uma amina) de um aminoácido e o carbono da carboxila (referente a um ácido carboxílico) de um outro aminoácido.
As proteínas são macromoléculas que possuem como unidade básica os aminoácidos. Elas atuam nas mais variadas funções do organismo, estando relacionadas, por exemplo, com a defesa, aceleração de reações químicas, transporte de substâncias e comunicação celular.
Como eu disse no início dessa aula, as proteínas formam estruturas. Sendo assim, os polipeptídios se torcem sobre si mesmos, e fazem ligações de pontes de hidrogênio entre os aminoácidos da sequência. Essas ligações permitem, inicialmente, a formação de uma hélice, chamada de “ estrutura secundária das proteínas ”.
Como eu falei anteriormente, qualquer alteração na estrutura primária de uma proteína pode levar à inutilização da mesma. Isso porque, quando alteramos os aminoácidos, as interações entre eles não acontecerão como deveriam e a proteína não conseguirá dobrar-se sobre si mesma adequadamente.
O termo “monômero” combina o prefixo mono-, que significa “um”, e o sufixo -mer, que significa “parte”. Um monômero é uma estrutura ou unidade repetitiva dentro de um tipo de molécula grande conhecida como polímero.
Essa sequência definida de aminoácidos de uma proteína é chamada de “ estrutura primária ”. A troca de apenas um aminoácido nessa sequência pode alterar completamente as propriedades de uma proteína, levando à consequências graves para a célula e, em alguns casos, para o organismo como um todo.
Como é feito o bronzeamento artificial?
Como saber se estou com infecção urinária pelo exame?
Qual a função do Ibama no licenciamento ambiental?
Quais são os tipos de responsabilidade social Cite e explique?
Quais são as sociedades empresárias previstas no Código Civil?
Quem governou o Brasil em 1890?
Qual Massa usar no para-choque?
Como trabalhar com a imaginação?
Quais são os fios absorvíveis que podem ser utilizados na odontologia?
Que sacrifícios eram realizados pelos incas?
O que os italianos pensam dos brasileiros?
Como limpar piso antiderrapante amadeirado?
O que acontece se tomar água com bicarbonato?
O que fazer deu bolha no meu piso laminado?
Quais são as atividades privativas do técnico de enfermagem?