A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
Através das suas características e especificidades a filosofia traz ricas contribuições ao ensino, pois ela é uma das possibilidades de reflexão, crítica, emancipação, diálogos que a educação tanto necessita para melhorar a gestão e o poder de transformação da realidade em que vivem os que com ela se deparam.
Neste sentido, a práxis filosófica pode ser conceituada como o esforço da consciência humana para compreender a realidade. ... Como atividade de análise, de refle- xão e de crítica, a filosofia contribui de forma decisiva para a construção do processo educativo.
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo. Ora, dentro da Filosofia isso acontece a partir de uma sequência de operações lógicas que busca atingir um resultado. O Método é importantíssimo para a legitimação do resultado atingido.
Do latim objectus, de objicere, lançar, jogar para frente. 1. Em um sentido genérico, uma coisa, uma realidade material, externa, aquilo que se apreende pela percepção ou pelo pensamento.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Na Prime Cursos, é possível acompanhar gratuitamente o curso de Filosofia da Educação, que aborda o sentido da filosofia para a educação, a concepção de educação, a educação e o senso comum, as tendências pedagógicas, a pedagogia progressista e muitos outros assuntos relevantes.
Filosofia e Educação sempre estarão ligadas seja em tempo ou espaço, este fato nunca poderá ser mudado, por simplesmente está em nossa existência. Uma Pedagogia é constituída por elementos voltados a filosofia da educação, elementos estes em forma de processos socioculturais, forma de organização educacional e etc.
No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal. O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração.
Essa filosofia surgiu no Brasil com o objetivo de que os grandes educadores repensassem os caminhos já traçados para a educação nacional e explorassem outros novos. Assim, a educação brasileira passou a se pautar em dois principais aspectos:
Qual o salário do cristiano ronaldo por mês?
Quanto custa rena para sobrancelha?
Como enviar uma pasta por menseger?
O que significa experiência profissional?
O que é monocitos alto no exame de sangue?
Quanto pesa um kimono de jiu jitsu?
Quanto tempo faz efeito o anticoncepcional?
Quanto custa para transferir documento de veiculo?
A união europeia é formada por?