A radiação por raio x pode fazer mal?

Pergunta de Tomé Assunção Santos em 30-05-2022
(54 votos)

Os raios X podem causar mutações no nosso DNA e, sendo assim, podem causar câncer quando uma pessoa fica excessivamente exposta a eles. Apesar de serem considerados carcinógenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seus benefícios superam as possíveis consequências negativas.

O que a radiação de Raio-x pode causar?

O raio-x é capaz de mostrar um osso quebrado e até um tumor. Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas.


Quais os efeitos colaterais que a exposição excessiva ao Raio-x pode causar no corpo humano?

Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Quantas vezes posso fazer raio-X?

Não há número máximo de procedimentos por ano. Segundo Alair Santos, 1º secretário do Colégio Brasileiro de Radiologia, as radiografias devem ser feitas quando resultarem em benefício para o paciente e as exposições devem ser ajustadas a um valor mínimo que permita uma boa qualidade da imagem.

Qual é o efeito por trás da radiografia?

O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton.

Qual o Risco do Uso da Radiação nos Exames? | IMEB


23 curiosidades que você vai gostar

Qual a principal finalidade da radiografia?

O que é e para que serve o raio x ou radiografia

Ele faz uso de radiação ionizante para obter imagens de partes diversas do corpo humano. A partir desse procedimento, é possível investigar, confirmar ou descartar suspeitas clínicas, o que inclui uma série de doenças, fraturas, tumores e outras condições de saúde.

Qual a utilidade das radiografias?

A radiografia serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males. Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.

Quanto tempo pode ter de intervalo entre uma tomografia e outra?

Para se ter uma ideia, uma radiografia frontal simples corresponde a um dia inteiro de radiação natural (que pode ser de origem solar – isto é, infravermelha e ultravioleta – ou cósmica); uma tomografia no crânio, a oito meses; e uma tomografia de abdome, a 20 meses.

Quantas tomografias uma pessoa pode fazer por ano?

Existe um limite para tomografias? Segundo o médico Felipe Campos Kitamura, neurorradiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a resposta é não, assim como também não há como estabelecer precisamente quanto tempo após a exposição induzida à radiação em excesso o câncer pode aparecer, se aparecer.



Outras questões

Qual é a tolerância de passar no sinal vermelho?

Como falar com atendente Sicoob?

O que se entende por documentação?

Como apagar tinta invisível?

Quais são os direitos e deveres do professor?

Qual o papel do enfermeiro nos curativos?

O que é resolução da tela do celular?

Como aplicar Gentrin?

Qual o rendimento da fermentação?

Quem pode contestar laudo médico?

Qual foi a primeira mulher brasileira a participar das Olimpíadas 1932?

Quais são os sistemas operacionais livres?

O que aconteceu no período Carbonifero?

O que é o meio isotônico?

Quais são os bens passíveis de serem penhorados?

Que é abono salarial?

O que é kV tomografia?

O que é melão Dino?

Quem tem trombose pode tomar AAS?

Para que serve perfume no umbigo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com