Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
O guaraná ou a guaraná? O refrigerante, feito de um fruto da Amazônia, possui gênero masculino, da mesma forma que o fruto. Fala-se erradamente em a guaraná , por analogia a outros refrigerantes (como a Coca, Pepsi, etc.).
Significado de Alface
substantivo feminino Planta herbácea, da família das compostas, da qual várias espécies se cultivam especialmente para salada. Etimologia (origem da palavra alface). Do árabe al-hassa(t.
Contudo, essa regra não se aplica à palavra alface, que tem gênero feminino definido. Portanto, a maneira correta de escrever ou falar é “a alface”.
44 curiosidades que você vai gostar
4) Ora, uma simples consulta ao VOLP mostra que, sem outras opções, a palavra soja é dada como pertencente ao gênero feminino (2009, p. 763), de modo que se deve dizer a soja, e não o soja.
Significado de Soja
substantivo feminino Planta da família das leguminosas, originária da China e do Japão, com folhas alternas, flores brancas ou violáceas, cujas vagens possuem duas sementes oleaginosas usadas na culinária para fabricação de óleo ou de outros produtos alimentícios; também usada como forragem.
A soja que hoje cultivamos é muito diferente dos seus ancestrais, que eram plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do rio Yangtse, na China.
Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.
As palavras gênio, ídolo e anjo têm em comum o fato de serem substantivos sobrecomuns, isto é, os substantivos que não admitem variação de gênero, ou seja, ou são apenas masculinos, ou apenas femininos.
Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao masculino e feminino. ... Substantivos comum-de-dois – São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes.
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
De acordo com o Aurélio, a palavra “champanhe” provém do francês “champagne” e é um substantivo masculino, como defende a maioria dos gramáticos. Logo, peçamos o champanhe.
As duas formas são corretas. É uma palavra cujo género tanto é masculino como feminino, independentemente do sexo do ser que designa.
Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Pessoa que é desastrada, não consegue segurar nada, derruba tudo; mão mole.
Para esta questão oferecemos duas possibiidades: "profetisa" ou "profeta". Profeta é, desde a grécia antiga, aquele que proclama, o que descreve acontecimentos futuros em função do comportamento presente.
O grão começa a ser mais facilmente encontrado no País a partir da intensificação da migração japonesa, nos anos 1908. Em 1914, é oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul – estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos (origem dos primeiros cultivares, até 1975).
A introdução da soja no Brasil deu-se por volta de 1882, e foi o professor Gustavo Dutra, da Escola de Agronomia da Bahia, o responsável pelos primeiros estudos com a cultura no país.
Quais apelidos para o nome aylla?
Onde marcar primeiro encontro em SP?
Como provar que um vetor é unitário?
O que o médico não pode fazer?
O que fazer para tirar o roxo do olho?
Pode usar uniforme militar na rua?
Por que o cigarro aumenta o risco de câncer de pulmão?
O que acontece se o champanhe congelar?
Pode pedir DNA depois de registrado?
Qual foi o maior terremoto já registrado no mundo?
Quanto tempo o gelo seco pode durar?
Qual a diferença do farelo de trigo e a farinha de trigo?
O que são entradas de um processo?
Qual os benefícios de tomar uma colher de vinagre de maçã?