O mar Mediterrâneo estende-se desde o oceano Atlântico, a oeste, até à Ásia, a leste, e separa a Europa do Norte de África.
O Estreito de Gibraltar é um canal marítimo que separa dois continentes: África e Europa. Está localizado entre o sul da Espanha, no território britânico de Gibraltar e o norte de Marrocos, em Ceuta.
O Estreito de Gibraltar é uma abertura natural que separa os continentes europeu e africano. Localizado no sul da Espanha e ao norte de Marrocos, ele permite a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.
O Canal de Suez é uma via navegável que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Ele separa o continente africano do asiático e encurta em milhares de quilômetros as rotas dos navios que viajam entre a Europa e a Ásia. Embarcações navegando pelo Canal de Suez, no Egito.
O mar Mediterrâneo é formado a partir das águas do Oceano Atlântico, está situado ao norte da África, ao sul da Europa e a oeste da Ásia.
34 curiosidades que você vai gostar
Relevo: Montes Urais - Disciplina - Geografia.
O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio).
Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos.
Mais adiante, um boxe de carne de boi, com tripas e bofes à mostra, também acaba sendo alvo das câmeras dos turistas. Próximo ao continente africano, a região da Andaluzia é marcada por uma suntuosa arquitetura de influência árabe, com belíssimos prédios.
O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania.
Por definição, estreito é um acidente geográfico que separa duas massas continentais, ligando duas massas oceânicas, através de um pequeno canal. O Estreito de Bósforo é o canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia (ver os mapas abaixo).
A Eurásia é uma grande massa continental formada pelos territórios da Europa e da Ásia. Eles são separados pelos Montes Urais, uma cadeia montanhosa localizada na região, bem como pelo Rio Ural, pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio.
Não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente europeu, mas para alguns estudiosos a Europa divide-se em quadro grandes regiões:Europa Ocidental. ... Europa Setentrional. ... Europa Centro-Oriental. ... Europa Meridional.
Continente Africano
A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste.
Ao longo do litoral, situam-se as planícies costeiras, por vezes bastante vastas. As planícies ocupam área menor do que a dos planaltos. Podemos citar as planícies do Níger e do Congo. A África não possui muitas ilhas ao seu redor.
Cerca de 200 milhões de anos atrás, a Pangeia sofreu com muitos terremotos e vulcanismos e começou a se quebrar e se mover bem devagar. Ela deu origem a dois continentes: Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, Índia, África, Austrália e Antártida), além dos oceanos Pacífico e Atlântico.
O último supercontinente, a Pangeia, se formou há cerca de 310 milhões de anos e começou a se desintegrar há cerca de 180 milhões de anos. Foi sugerido que o próximo supercontinente se formará em 200-250 milhões de anos, então estamos atualmente na metade da fase dispersa do atual ciclo do supercontinente.
Com a Pangea isso não aconteceria. Haveria uma massa de terra tão imensa que seu centro jamais seria tocado pelos ventos úmidos. Com toda a certeza, proliferariam os desertos e eles seriam muito maiores e mais inóspitos que o Saara. O Brasil, por exemplo, seria árido como o Afeganistão.
Na Antiguidade, os egípcios, os fenícios, os gregos e outros povos criaram grandes civilizações na região do Mediterrâneo. Eles viajavam por suas águas para comerciar com outros povos. ... Nos séculos que se seguiram, o mar Mediterrâneo continuou a servir como rota de comércio para todos os povos da região.
Mas, apesar de Roma não ser uma cidade litorânea o fato de haver conquistado toda a Península Itálica fez com que o mar Mediterrâneo adquirisse uma enorme importância para os romanos, pois este se tornou o eixo de integração de todas as regiões integrantes do Império Romano.
Comércio mediterrâneo e nórdico
Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.
Relevo: um continente de grandes contrastes
Destacam-se os montes Altai, Tien, Kuen Lun, Karakorum, Hindu Kush, Zagros e, especialmente, a cordilheira do Himalaia, onde se localiza o Everest (8.850 m), o cume mais elevado da Terra.
O relevo predominante da África é formado por planalto, com a presença de raras planícies e cadeias montanhas localizadas principalmente na porção leste. A maior parte do norte da África está coberta pelas grandes extensões do Saara, a 2a maior região árida do planeta.
Qual é a função da etapa de amostragem em uma análise?
Quanto custa a pilula do dia seguinte?
Quais cidades do Brasil tem voo direto para Miami?
Quais as principais qualidades do balconista de farmácia?
O que significa inquisitivo no inquérito policial?
Quem é o pai da Regina de Dark?
Qual é a origem do teatro resumo?
Quais são as relações trigonométricas do triângulo retângulo?
Como realizar ligações internacionais?
Quais os três tipos de ciclos vitais dos documentos?