Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior.
Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa. Estima-se que sua massa seja 2,5 vezes maior do que a de todos os demais planetas somados.
Júpiter: maior planeta do sistema solar.
Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.
Júpiter, o maior planeta, teria só 1.7 centímetros (uma moeda de um centavo de real) e estaria a aproximadamente 92.3 metros do Sol. Nossa pequena Terra (um grão de areia) estaria a 17.7 metros (aproximadamente 18 passos grandes) do Sol.
24 curiosidades que você vai gostar
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele fica logo ali, depois de Marte, a mais de 600 milhões de quilômetros. Ele tem 11 vezes o tamanho do diâmetro da Terra. No planeta pode ser visto uma grande mancha vermelha. Já Saturno só perde em tamanho no sistema solar pra Júpiter, sendo cerca de 20% menor.
→ Júpiter. Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.
Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.
Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.
A massa da Via Láctea, que abriga nosso sistema solar, é três vezes maior do que se pensava, de acordo com um novo estudo realizado pela Academia Chinesa de Ciência. ... O sistema solar se encontra no braço chamado Orion, que também se revelou mais extenso e muito parecido com os vizinhos Sagitário e Perseu.
Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma esfera de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas são representados por esferas com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm ...
Marte. Quarto planeta a partir do Sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.
Tamanhos dos planetas do Sistema Solar
Júpiter (139.822) é o maior planeta do Sistema Solar, sendo também o que apresenta maior massa. Saturno (116.464) segue em segundo lugar. Urano (51.108) é o terceiro maior planeta e Netuno (49.538) é o quarto maior planeta. Todos estes planetas são jovianos, ou gasosos.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris.
Os astrônomos que descobriram o Kapteyn b dizem que o planeta, além de poder abrigar vidas, é o mais antigo do Universo com 11, 5 bilhões de anos (2 bilhões de anos mais jovem que o Big Bang e 2,5 vezes mais velho que a Terra).
Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...
Os maiores planetas do Sistema Solar em extensão são os chamados jovianos ou gasosos, sendo eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.
URANO É O TERCEIRO MAIOR PLANETA DO SISTEMA SOLAR. TEM COR AZUL CLARA POR QUE POSSUI METANO. TEM ROTAÇÃO NO SENTIDO INVERSO DOS OUTROS PLANETAS. UMA COLISÃO FEZ URANO SE INCLINAR 98 GRAUS.
Segundo esta definição, são considerados corpos menores do sistema solar:Asteroides (de todas as classes);Centauros;Damocloides;Cometas;Objetos transneptunianos;Meteoroides.
De Mercúrio a Netuno
Os planetas do Sistema Solar formam um conjunto de oito planetas que giram em torno do sol. Ele são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Como é que a China se tornou comunista?
Como se destacar no mercado de Administração?
Qual foi a causa da morte de Antônio Conselheiro?
Como a enfermagem chegou no Brasil?
Como não engordar depois de uma cirurgia?
Como se deu a génese do constitucionalismo brasileiro?
Quantas horas de trem de Belo Horizonte a Guarapari?
Qual a diferença entre o Barroco e o Arcadismo?
Como avaliar o equilíbrio de um idoso?
Como o tabagismo prejudica o organismo do fumante ativo e passivo?
O que fazer quando quebrar a banca?
É normal perder a paciência com os filhos?
Qual é a função do BPM Business Process Management )?
O que é ser uma namorada tóxica?
Quanto equivale uma colher de sopa em gramas?
Como medir experiência do cliente?
Como medir eficiência de uma máquina?