Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, é vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O paciente tem direito a um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sendo identificado e tratado pelo nome ou sobrenome. O paciente não pode ser identificado ou tratado por números, códigos, ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.
O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.
30 curiosidades que você vai gostar
O Conselho Federal de Medicina em 2014 recomendou que todas as instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar forneçam cópia de prontuário do paciente falecido quando solicitados pelo cônjuge/companheiro ou por parentes até o quarto grau, desde que comprovado o vínculo familiar.
O que não deve ser feito no ProntuárioEscrever à lápis.Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"Deixar folhas em branco.Fazer anotações que não se referem à paciente.
Direitos e deveres do PacienteO paciente tem direito de ser identificado pelo nome e sobrenome. ... O paciente tem direito a informações claras, simples e compreensivas a respeito das ações diagnósticas e terapêuticas, e o que pode decorrer delas, bem como previsão de duração do tratamento.
10 direitos dos pacientes e seus familiares na saúde1 – Acompanhante. ... 4 – Letra legível. ... 5 – Custos médicos. ... 6 – Home care. ... 7 – FGTS. ... 8 – Plano máximo de internação hospitalar. ... 9 – Cheque-caução. ... 10 – Golpe: transferência de valor.
O conhecimento semântico e conceitual da palavra direito é de suma importância para que se possa assegurar o respeito aos direitos do paciente, o que conseqüentemente permitirá a intenção e resultados eficazes e não traumatizantes de um tratamento.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
O Prontuário Médico é um documento de propriedade do paciente, mas o médico ou a instituição de saúde têm a obrigação de guardá-lo. No caso do prontuário físico, ele deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 anos a partir do último registro realizado.
7º do Código de Ética, é direito do enfermeiro, do técnico e do auxiliar “ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional”.
Para o paciente solicitar seu próprio prontuário médico, deve promover a solicitação por escrito junto à instituição de saúde ou médico. Caso pretenda que o documento seja entregue à terceiros, deverá, na própria solicitação informar nome e dados do terceiro que irá retirar o documento.
Artigo 7° O prazo para a entrega das cópias do prontuário médico não elaborado em papel, tais como películas de radiografias e outros será divulgado ao peticionário no prazo de 02 (dias) dias úteis contados a partir da data do protocolo do pedido e a entrega deverá ser realizada em até 30 (trinta) dias.
O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.
Alguns direitos de pacientes do SUS AutonomiaO paciente tem autonomia para tomar as decisões relacionadas à sua saúde. ... ConsultasO paciente tem direito ilimitado à realização de consultas, exames e internações, seja em hospitais públicos ou particulares conveniados ao SUS.
O paciente tem direito à segurança e integridade física, respeitados os recursos e procedimentos de segurança estabelecidos e as instalações do domicílio. ... O paciente tem direito a manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde essa privacidade.
Para dar início ao processo, é importante procurar advogado ou a Defensoria Pública de seu estado, portando toda a documentação necessária (documentos pessoais, laudo médico indicando o tipo de internação/tratamento necessário, a urgência/emergência se houver).
Agir com humanização, cortesia e discrição nas dependências do hospital respeitando e fazendo ser respeitado por seu acompanhante e visitantes, garantindo os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço.
Deveres do PacienteDar informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, internações, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados a saúde.Informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
Quais são os principais direitos e deveres do técnico em enfermagem?exercer sua função em todo o território nacional, com amparo legal e reconhecimento da profissão autônoma;ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos conforme a raiz da Constituição;
Toda entrada no prontuário do paciente deve ser datada, cronometrada (24 horas) e legível. Cada registro deve ser feito o mais rápido possível após a ocorrência do evento, por exemplo, mudança no estado clínico, enfermaria, investigação etc. O responsável precisa assinar com a sua identificação.
Obrigatoriedade: O registro de qualquer atendimento prestado ao paciente por profissional de saúde, em instituição hospitalar, unidade de saúde ou consultório, deve ser feito em prontuário. Segundo o Código de Ética Médica, em seu Artigo 69, “é vedado ao médico deixar de elaborar o prontuário de cada paciente”.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
O que é ser uma pessoa cética?
Qual a medida de BIANCO na massa?
Como deve ser feito um resumo acadêmico?
Qual tipo de cabelo é mais raro?
Como provar a posse de um bem?
Quantos estereoisômeros possuem a glicose?
Em que o comandante Sun Tzu é bom?
O que é desnaturação proteica e quais são as suas consequências?
O que aconteceu com a Domitila Becker?
Como chegar às praias em Angra dos Reis?
Porque ficar muito tempo sem comer da dor de cabeça?
Em que situações os jurados podem ser rejeitados?
O que comer para segurar o embrião?
Quando o candomblé foi legalizado no Brasil?
Qual era a relação de Petra e Levi?