As duas formas – havia e avia – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações; são referentes a verbos distintos. Havia é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo haver.
1. Preparar, despachar. 2. Pôr em estado de empreender caminho ou ir-se embora.
A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.
1 existiam, tinham. Acontecer: 2 aconteciam, ocorriam, sucediam, decorriam, sobrevinham, transcorriam.
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito. Veja alguns exemplos: Eles haviam dado a resposta certa.
Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.
Quanto à forma " avia ", é derivada do verbo " aviar ", que significa expedir, enviar, submeter. Exemplo: Minha secretária é quem avia minhas receitas médicas. Espero ter ajudado, um abraço!
A palavra Havia se refere ao verbo haver no sentido de existir e neste caso é classificado como impessoal não aceitando, desta maneira, a presença de sujeito. Por isso, permanece da mesma forma não podendo ser conjugado nem levado para o plural.
[Gramática] Indica uma ligação entre duas orações, ou termos, exprimindo ideia de oposição ou de compensação: tentei comprar um carro, todavia não tinha o dinheiro suficiente; deveria chegar mais cedo, todavia cheguei atrasado. Etimologia (origem da palavra todavia ).
Como baixar músicas e passar para o pen drive?
É correto afirmar que as briófitas?
Por que o faraó era considerado um deus?
O que é Layout de uma planta baixa?
É normal a pele ficar manchada depois de descolorir os pelos?
Como é constituída a medula espinhal?
Qual lado desenrosca o piercing do septo?
Como é realizada a divisão das classes classificação funcional no atletismo paralímpico?
Quantas vezes posso fazer jejum de 24 horas?
Quais os tipos de violência emocional?
Porque as soluções tampao resistem às variações de pH?
Quais são as partes de uma caneta?
Qual a definição de massas Alimenticias?
Qual o valor do imóvel isento de IR 2022?
Qual a cor do cabelo que está em alta?
Qual a dosagem ideal de EPA e DHA no ômega-3?