Ouça em voz altaPausarDe mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.
Ouça em voz altaPausarDemais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.
Ouça em voz altaPausarDemais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso: falar demais (falar excessivamente) doce demais (intensamente doce) lindo demais (intensamente lindo)
Ouça em voz altaPausar“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).
Ouça em voz altaPausarAmor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais. Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais.
Ouça em voz altaPausarA palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. ... De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos.
Demais: advérbio de intensidade. A palavra demais é utilizada principalmente como um advérbio de intensidade. Enquanto advérbio, modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios. É sinônimo de em excesso, em exagero, excessivamente, muito, muitíssimo, além da conta, em demasia, demasiadamente.
Exemplos com demais (além disso) 1 Você não faz ideia do que aconteceu. Demais, nem é de sua conta! 2 Não fui à praia porque estava um pouco frio; demais, estava com tanta preguiça! More ...
Já a expressão de mais, com sua grafia separada, é utilizada para transmitir noções de quantidade. É, geralmente, acompanhada de um substantivo. Além disso, é sinônima de a mais e antônima de de menos. Isso não foi nada de mais! Problemas de mais, dinheiro de menos.
Exemplos com de mais (expressando quantidade) 1 Não acho que seja nada de mais, não se preocupe com isso. 2 Comprei comida de mais, vai sobrar para amanhã. 3 Ele deu dinheiro de mais para meu filho. More ...
Quais são os tipos de estatísticas que podem existir?
Para que serve a posição ortostática?
Como salvar uma imagem como ícone?
Qual a importância do custeio variável?
Como usar NPK em plantas frutiferas?
Quem ganhou a prova do anjo 26 02?
Quanto custa mudar a cor do veiculo no documento?
Está esperando ou estar esperando?
Quais as características políticas e sociais do Período Regencial?
Qual o direito da viúva na herança?
Quais as maiores consequências do racismo no Brasil?
Quem toma remédio para pressão pode tomar tadalafila?
O que é teste de carga e estresse?
Quem foi expulso da fazenda ontem?
O que é sentença no Processo Civil?