Um elevado número de pessoas que vivem na África enfrenta sérios problemas ligados à falta de água. A escassez de água é uma realidade no mundo, dezenas de países já enfrentam esse problema, que tem sido evidenciado no centro-norte do continente africano.
O problema é predominante no Nordeste do país, região que vive com escassez frequente no fornecimento de água por conta do clima semi-árido em muitas localidades.
Quase um terço da população global - 2,6 bilhões de pessoas - vive em países em situação de estresse hídrico "extremamente alto", incluindo 1,7 bilhão em 17 nações classificadas como "extremamente carentes de água", segundo o WRI.
Rodeado pelo deserto, o Kuwait é considerado o país mais seco do mundo e o único onde não existe água doce. Não há, ao longo de seus 18 mil km² de território, nenhuma reserva, rios ou lagos, nem mesmo aquíferos subterrâneos de água doce.
2021) mostra que cidades de pelo menos 5 Estados têm racionamento de água desde o início de maio. A medida foi adotada em municípios de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Brasil sofre a maior crise hídrica em 91 anos.
16 curiosidades que você vai gostar
A crise da água no Brasil ocorre em maior grau na região Sudeste e é motivada por fatores naturais e também relacionados com a gestão pública. O ano de 2014 representou um marco para o Brasil, sobretudo para a região Sudeste e, em menor grau, para as regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Países que já sofrem com a escassez de água
Os motivos para isso são a baixa disponibilidade de água e o uso excessivo de águas subterrâneas. Altos níveis de poluição hídrica agravam a situação, com águas residuais sem tratamento lançadas em corpos d água superficiais.
Entre os países com escassez de água, destacam-se as nações situadas no Oriente Médio, uma região com muitos desertos e pouca disponibilidade de recursos hídricos, além de algumas regiões da África, da Ásia e também das Américas.
No mundo, são mais de 750 milhões as pessoas sem acesso à água potável. O problema é mais incidente em países do Oriente Médio e da África. Há conflitos no mundo que decorrem da escassez de água, um problema que muitas vezes está relacionado às desigualdades sociais.
Regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sofrem com falta d água.
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.
Entre as doenças mais comuns estão a esquistossomose, a dengue, a leptospirose, a giardíase, a amebíase, a hepatite A e a cólera.
Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.
Por mais que gere certa tranquilidade saber que a água do mundo não vai acabar graças ao ciclo da água, as interferências humanas quebram esse ciclo natural, influenciando na quantidade e qualidade de água disponível para o consumo, sobretudo com o uso e ocupação do solo de forma desordenada tanto em áreas urbanas como ...
Mas a água não serve apenas para nos hidratar, ela hidrata os solos, consequentemente os deixa nutridos o suficiente para que seja passível de plantações. Sem água, os solos seriam desertificados, num mundo assim, não haveria comida. Sem comida, sem água, não há vida.
Segundo os dados, os países com maior problema de falta de água no mundo estão concentrados principalmente no Oriente Médio:Catar.Israel.Líbano.IrãJordânia.
Água Potável – Ranking dos 10 países com a maior quantidade1°) Brasil – 5,661 bilhões de metros cúbicos.2°) Rússia – 4,312 bilhões de metros cúbicos. ... 3°) Canadá – 2,850 bilhões de metros cúbicos. ... 4°) Estados Unidos – 2,818 bilhões de metros cúbicos. ... 5°) China – 2,813 bilhões de metros cúbicos. ...
Etiópia. Praticamente todo o continente africano sofre com a falta de água potável. Na Etiópia não é diferente. Estima-se que cada habitante do país vive com uma média menor do que 15 litros diários, muito abaixo do recomendado pela OMS.
Todos os fatores que provocam a falta de água potável envolvem a ação humana, como o desperdí- cio, o aumento da população, a urbanização, as mudanças climáticas, a poluição, o desmatamento, e também a intensificação da industrialização.
O Oriente Médio é um subcontinente da Ásia que possui clima árido, por isso não há muitos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos) na região. Os países que fazem parte do Oriente Médio são ricos em petróleo, no entanto, são pobres em água.
Contudo, o crescimento demográfico, a urbanização, a poluição e os efeitos das alterações climáticas, como as secas persistentes, exercem uma enorme pressão sobre a disponibilidade de água na Europa e a sua qualidade.
É sabido que a escassez de água no semi-árido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. Sua causa está baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere, até mesmo, no regime dos rios.
Regiões afetadas pela crise hídrica
A região Sudeste foi a mais afetada pela crise da falta de água em 2014 e 2015. O sistema Cantareira, em São Paulo, foi o que mais sofreu com a estiagem.
No último ano hidrológico, entre agosto de 2020 e setembro deste ano, as chuvas registradas no País apontavam para uma escassez histórica: a maior estiagem em 91 anos.
A água é um recurso natural renovável abundante, que ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, 97% desta água é salgada e, portanto, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.5% está presa em geleiras.
Quais são as principais características do Sistema Toyota de Produção?
Quanto custa alugar uma beca de formatura?
O que significa a tatuagem 70X7?
Como é feito o tratamento dos resíduos industriais?
Como calcular quantidade de gesso cola?
Quanto tempo engorda tomando Cobavital?
Quando não tenho farinha de trigo para untar?
Qual é o papel de uma prefeitura?
O que são bens imateriais exemplos?
O que podemos aprender com Miriam irmã de Moisés?
É preciso impermeabilizar muro?
Qual a importância da família em nossa vida?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar acordada?
Quanto tempo dura o preenchimento na testa?