De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:
Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. ... Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.
Um conhecimento é verdadeiro na medida em que seu conteúdo concorda com o objeto intencionado. Consequentemente, o conceito de verdade é um conceito relacional. Ele expressa um relacionamento, a saber, o relacionamento do conteúdo do pensamento, da “figura”, com o objeto.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. ... O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
b) O conhecimento mítico É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas. O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14).
Platão disse certa vez que é próprio de todo ser humano uma espécie sin- gular de pathós, isto é, um sentimento ou disposição para espantar-se frente às coisas. ... Essa é a origem do filosofar — diz Platão.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das ...
Por isso, desenvolvemos, ao longo de mais ou menos dez milênios, variadas formas de entender o mundo, o que atesta a existência de diversos tipos diferentes de conhecimento.
O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem em declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade. Associamos informação à semântica.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
Pode tomar creatina com maltodextrina?
Como se comunicar com seu cavalo?
Pode tomar banho de alecrim à noite?
Porque ocorre o fechamento dos estômatos?
Como tomar bicarbonato para ciclismo?
Como se dá o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?
Como funciona a transmissão via rádio?
Quais são as etapas da produção do papel?
Como está articulada a estrutura do ensino brasileiro quais esferas?
O que o psicólogo analiza em um candidato em uma entrevista de emprego?
Como se dá o processo de biodegradação?
O que é propagação por condução?
Como ocorre o esvaziamento do estômago?
Como o ocorre o processo de ossificação Intramembranosa?