O que é logística? Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
7 conceitos de logística que você precisa conhecerModais de transporte. ... Relações entre o transporte e o estoque. ... Supply Chain. ... SCM – Supply Chain Management. ... Gestão de frotas. ... Jornada dos motoristas. ... SKU.
A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).
Indo um pouco mais a fundo, podemos definir a logística empresarial como o processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos, matérias-primas, estoque, produtos acabados, além da gestão estratégica das informações relacionadas às atividades executadas ao longo ...
Ao conjunto de atividades que cercam a concepção de um produto, desde a sua elaboração até a comercialização, dá-se o nome de cadeia logística. Em outras palavras, é o caminho que esse produto percorre desde a indústria até o cliente.
41 curiosidades que você vai gostar
O gerenciamento de uma cadeia logística é uma forma de administrar todas as relações da empresa, que pode ser desenvolvida com parceiros, clientes, transportadoras ou fornecedores — todos aqueles que participam, de alguma maneira, do fluxo do produto entram nesse controle.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
O seu principal objetivo é criar, planejar, implementar, desenvolver e administrar projetos que envolvem estoque, transporte e distribuição de produtos. Dentre as principais áreas de atuação de um operador logístico, podemos destacar: Transporte dos produtos. Armazenagem do estoque.
A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos.
A logística empresarial trabalha um conjunto de estratégias utilizadas para conduzir as organizações empresariais, de forma ágil e eficaz, sempre exigindo excelência no gerenciamento das seguintes etapas:Estar atento às informações;Gestão de estoques;Armazenagem;Gestão de compras;Transportes;Estratégia financeira;
Você sabia que a logística empresarial surgiu inspirada em processos e táticas usadas em campo de batalha durante a Segunda Guerra (e até muito antes na história do homem)? Pois é. Para vencer suas batalhas, os militares precisavam montar complexos esquemas para transportar e armazenar suprimentos e armas.
A palavra logística é de origem francesa, Logistique (do verbo francês loger - alojar, colocar). Era usada como termo militar a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas.
A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as empresas notaram o quanto era importante um setor de logística para facilitar os processos. Foi no pós-guerra que a demanda começou a crescer em ritmo acelerado e os clientes tornaram-se mais exigentes.
As 9 principais áreas da LogísticaArmazenagem. ... Estoque. ... Manutenção de informação. ... Processamento de pedidos. ... Transporte. ... Supply chain management. ... Planejamento e demanda de estoque. ... Controller Logístico.
De forma específica, essa área também chamada logística empresarial integrada, é, dentro da Administração, o setor responsável por quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos.
Qual dos conceitos abaixo determina da melhor forma o que é logística? ... Logística é o processo de planejar, e controlar de maneira eficiente o fluxo dos produtos, bem como os serviços e as informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor.
Dão continuidade às atividades primárias, fazem parte delas: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção da informação.
Pois agora confira elementos básicos para estruturar uma cadeia de suprimentos:1 – Produção. A produção tem relação com a necessidade e o desejo dos clientes, assim como com a demanda do mercado. ... 2 – Fornecedor. ... 3 – Estoque. ... 4 – Localização. ... 5 -Transporte. ... 6 – Informação.
A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. mas pode-se dizer simplesmente que é a sucessão de manuseios, movimentações e armazenagens pelas quais o produto passa desde que é matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.
Redução de custos
Uma gestão da cadeia de fornecimento eficaz reduz custos em diferentes setores. Exemplos disso são o estoque, compras, entregas e distribuição, entre outros. Com a integração de todas as etapas que compõem esse fluxo, a economia poderá ser ainda maior.
Uma gestão eficiente de logística na cadeia de suprimentos oferece maior integração entre os setores, permitindo maior fluidez na cadeia produtiva e evitando maiores problemas e gargalos que impossibilitam a realização de um trabalho eficiente.
De acordo com Novaes (2001), a evolução do processo logístico, que tem seu início no período pós-guerra, em meio ao qual a logística atuou de forma segmentada, passando a seguir por um processo de integração envolvendo três níveis: rígida, flexível e estratégica.
O sucesso do Plano Real e a abertura do mercado brasileiro provocaram uma grande mudança no relacionamento entre cliente e fornecedor e marcaram a história da logística no Brasil. No Brasil dos anos 1960, o mercado não era dinâmico e globalizado como é nos hoje em dia.
A princípio, a logística era feita apenas com valores agregados à venda, e aos processos de fabricação destes desde a matéria prima até o produto acabado. Com o passar dos tempos, foi tornando perceptível a logística do pós-venda.
Conheça a seguir quais são as etapas da logística de distribuição e sua importância para os resultados.Administração de transporte. ... Conferência de cargas. ... Controle de fretes. ... Monitoramento e análise de indicadores de desempenho. ... Roteirização de entregas.
Como pedir ajuda aos colegas de trabalho?
Como saber o grau de parentesco?
Como tirar a porcentagem de um valor?
Como fazer para pegar créditos emprestado?
Como tirar o miolo da fechadura antiga?
Como pedir desculpas na Umbanda?
Como não passar gripe para outra pessoa?
Como tirar o nada consta do CPF?
Como pedir doações em convite de aniversário?
Quem trabalha na Secretaria de Educação?
Qual o Código Civil mais atual?
O que fazer para tirar cravos pretos do nariz?
Como funciona a revenda do Boticário?
O que precisa para trabalhar na CPTM?
Como fazer hidratante de cera de abelha?