Resumidamente, entende-se a homologia entre duas ou mais espécies como a presença de órgãos e estruturas que possuem uma mesma origem embrionária, evidenciando um parentesco entre as duas ou mais espécies, mesmo que esses órgãos não compartilhem a mesma função.
O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. ... Conclusões suportam a ideia de que o conceito de homologia é equivalente a sinapomorfia.
Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
homologia na Sistemática Filogenética. ... Na literatura científica, o conceito de homologia é geralmente contrastado ao conceito de analogia, que denota a similaridade funcional entre partes de dois organismos. Um exemplo clássico seriam as asas das aves, dos morcegos e dos insetos.
Um biólogo britânico do século 19, Sir Richard Owen, foi o primeiro a definir homologia e analogia em termos precisos. Quando dois ou mais órgãos ou estruturas são basicamente semelhantes entre si na construção, mas são modificados para desempenhar funções diferentes, eles são considerados serialmente homólogos.
23 curiosidades que você vai gostar
A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.
Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...
Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos. Apesar de ambas ajudarem no voo, as asas citadas apresentam origens embrionárias distintas.
Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.
O que aconteceu com o Ash depois da facada?
Qual a melhor forma de avaliação de desempenho?
Quais são as providências preliminares no processo civil?
O que é uma camisa social slim?
Quantos km posso rodar com óleo mineral?
Como fazer uma denúncia anônima para o Ministério do Trabalho?
Como é a cirurgia para desvio de septo?
Quais os dois meios de atuação do Estado na ordem econômica?
Quais são os benefícios do PCMSO?
O que é o endereço da carteira Ethereum?
Como receber pelo PicPay parcelado?
Até quando um homem pode crescer?
Como ativar uma partição Pelo CMD?
Quais são os sulcos da superfície externa do coração?
Qual o prazo para representação no crime de ameaça?