A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.
A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.
A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos.
Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.
Diagnóstico. A interação verbal normalmente pode identificar afasias flagrantes. Entretanto, o médico deve tentar diferenciar afasias de problemas de comunicação que se originam de disartria grave ou da audição, visão (p. ex., ao avaliar a leitura) ou capacidade motora de escrever prejudicadas.
33 curiosidades que você vai gostar
Eles podem ser diferenciados pela avaliação da linguagem (testes de compreensão de palavras e frases, nomes, repetição, fala espontânea, leitura e escrita), além de testes de articulação (testes para avaliar a força, coordenação, velocidade e amplitude de movimentos dos músculos da articulação da fala) e programação ...
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das seqüências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons (Hall, 2007).
Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.
Quais são as necessidades terciárias?
Quais os benefícios da gelatina para o corpo?
Qual a importância da educação nutricional na escola?
Qual a diferença entre inox polido e acetinado?
Como calcular terceiros na folha de pagamento?
Como resgatar previdência privada da Caixa?
Qual a importância das normas sociais para você?
Quais os órgãos que não precisamos?
Quem pode comprar botox no Brasil?
O que é pressão arterial sistólica?
O que determina os princípios de ações dos fármacos?