As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.
O quadro depressivo também pode fazer parte do cotidiano dos homens bipolares e afetar o namoro. Na depressão, a libido do homem cai, há perda de interesse para diversas atividades, ele não sente mais prazer em estar com a parceira.
Uma pessoa com transtorno bipolar pode acabar em situações de perigo de vida. Nos episódios depressivos ela pode ficar deprimida a ponto de ter ideações suicidas. Em contra-ponto, no momento de euforia ela pode se sentir tão bem e não tomar alguns cuidados básicos de segurança pessoal.
Os tipos de transtorno bipolar O tipo 1 é o mais grave. “Neste tipo, ocorre o quadro completo, com a presença de fases claramente depressivas e maníacas, debilitando e provocando importantes prejuízos na vida dos pacientes”, afirma o psiquiatra Eduardo Aratangy.
O transtorno bipolar reduz a expectativa de vida em pelo menos 10 anos. No transtorno bipolar existe uma perda da capacidade do sistema nervoso de regular adequadamente o humor. São dois tipos de bipolaridade: Tipo 1: é o transtorno de humor mais raro, se inicia mais precocemente, antes dos 20 anos.
Mas, de modo geral, tirando algumas eventuais situações no contexto das crises, não há nenhum motivo psiquiátrico que leve a pessoa bipolar a mentir mais. Deste modo, se isto ocorre, é possível que seja de modo independente da doença, sendo uma tendência da própria pessoa e que se pode manter inclusive nos períodos de normalidade.
Não é uma tarefa fácil identificar uma pessoa bipolar, nem mesmo para o profissional na área, nesse caso o médico psiquiatra. Principalmente porque o transtorno bipolar é com frequência associado a outros transtornos psicossomáticos, dificultando na identificação dessas doenças.
Ainda que o transtorno bipolar seja uma condição que não tem cura, é possível controlar as alterações de humor com medicamentos específicos e acompanhamento com tratamento psicoterápico.
Trabalho com pais e parceiros de pessoas com transtorno bipolar. Na maioria das situações, as pessoas que estão em um episódio forte de mania ansiosa podem ser perigosas, agressivas e violentas. Agressão física e uso de armas não são incomuns.
Porque a tomada não está funcionando?
Como folgar sapatilha da moleca?
Como arrumar um quarto com pouco dinheiro?
Como criar um set de filmagem?
Como criar um acesso remoto ao servidor?
Como montar um showroom de móveis?
Como jogar com o meu amigo no Minecraft?
O que é preciso para montar um sindicato?
Como fazer um projeto de coworking?
Como medi 5 grama de creatina?
Como fazer um Prontuario de um funcionário?
Como criar um quiz no Word Wall?
Como montar um salão de beleza simples e bonito?
Como medir 50 gramas em colher?
Quanto ganha um campeão de fisiculturismo?
Quanto é 50 gramas de farinha de trigo?
Como organizar móveis em quarto pequeno?