O Ciclo do Café perdurou por mais de 100 anos, entre os anos de 1800 e 1930, a cafeicultura se manteve como a principal atividade econômica do Brasil. O período que ficou conhecido como ciclo do café, recebeu esse título porque, o café se tornou naquela época, um produto fundamental de exportação brasileira.
Declínio. A crise que contribuiu para o fim do Ciclo do Café se iniciou por volta de 1893. A produção brasileira continuava grande, porém a demanda internacional pelo produto havia diminuído. Isso reduziu as exportações e provocou uma queda no preço do café.
Foi uma crise longa, que só terminaria no século seguinte, durante o período regencial (1831-1840), com a ascensão do café, que iria tomar o lugar do ouro como o principal produto da economia brasileira. O café também solucionou a "crise da independência".
A história do ciclo do café no Brasil começou com o contrabando de grãos da Guiana Francesa. Quem introduziu o cultivo no país foi o Francisco de Melo Palheta, um militar luso-brasileiro.
As principais consequências do Ciclo do Café foram:
Quando o preço do produto caia, o governo brasileiro comprava estoques e queimava para aumentar o preço (política de valorização do café). - Construção de ferrovias para escoar a produção de café do interior de São Paulo para o porto de Santos.
18 curiosidades que você vai gostar
O Ciclo do Café perdurou por mais de 100 anos, entre os anos de 1800 e 1930, a cafeicultura se manteve como a principal atividade econômica do Brasil. O período que ficou conhecido como ciclo do café, recebeu esse título porque, o café se tornou naquela época, um produto fundamental de exportação brasileira.
Garantiu o acúmulo de capitais para a urbanização de algumas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do interior paulista, além de prover inicialmente os capitais necessários ao processo de industrialização do país e criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário.
As primeiras grandes lavouras de café surgiram na Baixada Fluminense e no Vale do rio Paraíba, nas províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. O solo e o clima da região favoreceram a produção do café, que se destinava a atender ao mercado consumidor da Europa e dos EUA.
Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil. Recebera-as de presente das mãos de Madame D Orvilliers, esposa do governador de Caiena. As mudas foram plantadas no Pará, onde floresceram sem dificuldade.
Quem foi Michelangelo Merisi como ele foi conhecido na arte?
Como se reproduzem os Beija-flor?
Quais são as formas de contratação de aprendizes?
Quantas calorias perder 1kg por semana?
O que é bens móveis e imóveis contabilidade?
Quem lê mentes em Harry Potter?
Qual a melhor cirurgia para miopia?
Como é o nome da MC Mirella no Instagram?
Qual a quantidade de dribles no Handebol?
Quais os principais produtos da Ambev?
O que fazer se seu cão engole um objeto estranho?
Onde estão as maiores fazendas do Brasil?
Qual raça de gato é mais calmo?
Porque a zebra não pode ser domada?