Qual é o certo fui eu que ou fui eu quem?

Pergunta de Jorge Neto de Neto em 30-05-2022
(41 votos)

Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu.

Foi eu que ou quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.


Foi ela que ou foi ela quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que vem primeiro eu ou a pessoa?

Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”? - Brasil Escola


43 curiosidades que você vai gostar

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

Qual é o certo eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Qual é o certo eu e ele ou ele e eu?

Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.



Outras questões

Qual é o livro mais antigo que a Bíblia?

Por que usar Scrubs?

O que é feito de algodão?

Quantas senhas podem ser formadas?

O que é cold call?

O que é FDC nas redes sociais?

Qual o papel da tecnologia assistiva na escola inclusiva?

Pode misturar óleo mineral com óleo sintético?

Qual é o código da caixa poupança?

Pode colocar Neosoro no inalador?

Qual remédio para subir a pressão?

Como surgiu a área de Recursos Humanos?

Para que serve o exame hemodinâmica?

Quais são as características da ideologia trabalhista?

Como rastrear celular de outra pessoa pelo Google?

O que comer para definir o corpo mais rápido?

O que comer na adolescência para crescer?

O que é hippie?

O que acontece quando o canal é mal feito?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com