A velocidade da luz no vácuo é uma constante física importante, cujo valor é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.
Ao se propagar em outros meios, diferentes do vácuo, a velocidade da luz sofre uma redução no seu valor. Na água, por exemplo, sua velocidade é igual a 2,2 x 105 km/s. Uma consequência deste fato é o desvio sofrido por um feixe luminoso ao mudar o meio de propagação.
A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s, e a velocidade do som atinge cerca de 340 m/s (1224 Km/h).
A velocidade da luz no vácuo é uma constante física importante, cujo valor é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.
Ainda de acordo com os estudos de Einstein, o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, de 1,08 bilhão de km/h, o valor máximo possível no Universo. A essa velocidade, ocorre o mais espantoso: o tempo simplesmente deixa de passar!
28 curiosidades que você vai gostar
Hoje sabemos que a velocidade da luz no vácuo é de aproximadamente 3,0 X 108 m/s ou 300.000.000 m/s em uma aproximação grosseira. Se necessitarmos de valores mais precisos o valor exato é 299.792.458 m/s.
A fórmula acima relaciona a velocidade de propagação do som a 0ºC (331,45 m/s) com a temperatura em que se deseja calcular a velocidade do som (T), em kelvin. Confira o exemplo a seguir, no qual calculamos a velocidade do som no ar para a temperatura de 25 ºC (298,15 K):
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
Quando a luz atravessa algum meio transparente, como o ar ou água, a sua velocidade é diminuída para uma fração de sua velocidade no vácuo. Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz.
Alarme falso. Até onde sabemos, não há nada que possa viajar mais rápido que a velocidade da luz. Mas, por um breve momento, acreditou-se que sim. Em 2011, foi anunciada uma descoberta que ameaçou anular tudo o que sabemos sobre a velocidade da luz, a Teoria da Relatividade e toda a física moderna.
A velocidade do escuro? A resposta simples é que é só a velocidade da luz. Apague o sol, e o nosso céu vai ficar escuro oito minutos depois.
Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por hora.
A velocidade da luz é a velocidade máxima que um objeto consegue alcançar. A velocidade da luz no vácuo é simbolizada pela letra c e equivale a 299.793.458 m/s. Este valor é comumente arredondado para 3,0 x 108 m/s ou, ainda, 300.000 km/s.
A onda se propaga com uma velocidade. Essa velocidade equivale àquela que você deveria caminhar para se manter ao lado de um pulso. Essa é a velocidade de propagação ou velocidade de fase.
O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
A velocidade da luz é de 299 792 458 m/s, ou, em notação científica, 3,0 X 108 m/s. Esta velocidade está presente em alguns fenômenos visíveis, como a própria luz emitida por um relâmpago ou uma decoração de luzes de Natal piscando.
Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.
Mesmo quando o referencial inicial está em movimento em relação a um outro referencial, ela continua com a mesma velocidade 299.792.458 metros por segundo (m/s), onde o tempo utilizado na definição é o segundo.
Einstein escreveu, em carta, que a “diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão”. O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade.
De acordo com a teoria da relatividade restrita, o tempo flui mais lentamente com o aumento da velocidade. Esse fenômeno é denominado “dilatação do tempo”. Por exemplo, um corpo com 87% da velocidade da luz, algo em torno de 260.819.438 m/s, dobra seu fluxo temporal.
Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.
Qual o significado do nome 99?
Qual o preço do apartamento mais caro do mundo?
Como aumentar a força do pulso?
Qual é o rio mais perigoso do Brasil?
Qual o papel da miosina quinase do processo de contração muscular?
Quais são as plantas de crescimento rápido?
O que acontece se fizer check-in e não embarcar?
Quais são os modelos de escola alternativa?
Quanto tempo cloridrato de fexofenadina faz efeito?
O que é considerado alta tensão?
O que é venda de potencial construtivo?
Como devolver o dinheiro do Bolsa Família?
Como se chama uma pessoa que gosta de ler?