A testosterona é o principal hormônio secretado por células de Leydig.
As células de Leydig se encontram em contato íntimo com o sistema de capilares (DADOUNE e DEMOULIN, 1993) e sua principal função é a produção de testosterona, que é importante para o desenvolvimento e manutenção da espermatogênese e das características masculinas (O DONNEL et al, 2001).
Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.
No homem, a testosterona é secretada, principalmente, pelo testículo e é sintetizada, a partir do colesterol, pelas chamadas células de Leydig.
A inibina é sintetizada pelas células da granulosa dos folículos ovarianos, tem a acção inibidora especifica sobre o FSH tanto na mulher como no homem (feedback negativo). Este hormônio é ainda responsável pelo controle na produção de testosterona.
36 curiosidades que você vai gostar
Células de Sertoli sustentam e protegem as células germinativas, participam de sua nutrição e auxiliam na liberação de espermatozóides maduros. Controlam a produção de FSH. Celulas de Leydig produzem testosterona em resposta à LH no homem. As células de Leydig liberam uma classe de hormônios denominados androgénios.
O hormônio luteinizante (LH, em inglês) é secretado pela parte anterior da Hipófise e estimula as células de Leydig. ... As células de Sertoli têm funções adicionais, tais como produção de proteínas. Esta proteína produzida irá carregar o estrogênio e a testosterona para um fluido encontrado nos túbulos seminíferos.
As celulas de Sertoli respondem ao FSH sintetizando fatores de crescimento (GF) que modulam a mitose, meiose e diferenciacao dos diversos tipos de celulas germinativas nos tubulos seminiferos. As celulas de Leydig secretam testosterona em resposta ao LH.
As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.
Sabe-se que, embora seja indiscutível sua importância na formação da barreira hematotesticular, são diversas as funções das células de Sertoli, EXCETO: Facilitar a chegada dos espermatozóides na próstata ao serem estimuladas pelo hormônio testosterona das células de Leydig.
As células de Sertoli são células somáticas que fazem parte,conjuntamente com as células da linha germinativa,do epitélio que reveste os tubos seminíferos. As células germinativas alojam-se em compartimentos delimitados pela membrana das células de Sertoli,mantendo com ela estritas relações morfológicas e funcionais.
No final do período embrionário, na oitava semana de desenvolvimento, os testículos consistem nos cordões seminíferos, com as células germinativas primordiais (ou gonócitos) e as células de Sertoli, também denominadas células de sustentação por realizarem essa função.
Os túbulos seminíferos consistem em dois tipos de células: células de Sertoli e células que constituem a linhagem espermatogênica. Estas últimas estão dispostas em 4 a 8 camadas e sua função é a produção de gametas masculinos (espermatozóides).
Os túbulos seminíferos (Figura 2), são túbulos ocos contorcidos circundados por leitos capilares, apresentam epitélio pseudo-estratificado germinativo, também denominado epitélio seminifero, e é o local onde se produz as células reprodutoras masculinas, os espermatozóides, estão distribuidos em alças e sua continuidade ...
Os tubuli seminiferi recti (também conhecidos como tubuli recti, tubulus rectus ou túbulos seminíferos retos) são estruturas no testículo que ligam a região contorcida dos túbulos seminíferos ao rete testis, embora os tubuli recti tenham uma aparência diferente, distinguindo-os destes, duas estruturas.
Porções do túbulo seminífero: membrana basal, espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides, células de Sertoli e células intersticiais ou de Leydig (400X).
A gametogênese que ocorre em homens difere-se daquela que ocorre em mulheres. A espermatogênese ocorre no homem durante a adolescência e a vida adulta. Já a ovogênese é interrompida na mulher por volta dos 50 anos de idade.
As células de Sertoli são elementos somáticos que se localizam próximo à membrana basal dos túbulos seminíferos e se comunicam com células adjacentes por junções intercelulares.
O processo de divisão celular por mitose ocorre nas células germinativas por volta da sétima semana de gestação, produzindo as ovogônias. Em seguida, no segundo trimestre de gestação, as ovogônias iniciam o processo de meiose, passando a ser denominadas de ovócitos primários.
A gametogênese feminina, também conhecida como oogênese, ovulogênese ou ainda ovogênese, é o processo responsável pela formação dos óvulos, os gametas femininos. ... O processo de formação de óvulos se inicia ainda no embrião, por volta do terceiro mês de desenvolvimento do feto.
O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação.
O testículo é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado, denominada albugínea – ressaltada em azul. Detalhe de túbulos seminíferos. Há vários túbulos seminíferos na imagem. As paredes dos túbulos são constituídas por várias camadas de células cujo conjunto é denominado epitélio seminífero.
As células mioides peritubulares são fibroblastos ricos em filamentos de actina e em moléculas de miosina (miofibroblastos) e comprimem os túbulos seminíferos, contribuindo para o transporte dos espermatozoides e do fluido testicular secretado pelas células de Sertoli.
DUCTOS GENITAIS INTRATESTICULARES:
São basicamente os túbulos retos, a rede testicular e os ductos eferentes. Eles seguem logo após os túbulos seminíferos e conduzem espermatozoides e fluidos.
O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, branco-nacarada que se chama túnica albugínea. Esta envia para o interior do testículo delgados septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais se subdividem em lóbulos.
Como tirar zumbido dos ouvidos bem rapido?
O que significa cmv na contabilidade?
Quanto ganha um mediador de seguros em portugal?
Quais fatores dificultam a análise dos alimentos?
Como é dividida a anatomia gengival?
Quando utilizar fundo selador?
Quais as desvantagens dos usos de transgênicos?
Quais são as causas do hipotireoidismo?
Como acelerar o crescimento de uma empresa?
Pode fazer barulho de obra no sábado?
O que você entende por meio ambiente?
O que significa mvp no futebol?
Em quais situações o contrato de aprendizagem pode ser encerrado?
Qual a forma de governo da Núbia?